Você está aqui

Estratégia e plano de ação sobre etnia e saúde 2019-2025

Postado em: 
14/01/2020

Resenha / Resumo: 

 “Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político de condição econômica ou social”, segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, aprovou-se, em setembro de 2017, a Política sobre Etnia e Saúde, cuja resolução solicita à Diretora que continue priorizando a etnia como um eixo transversal, em harmonia com o gênero, a equidade e os direitos humanos, na cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Observando que a adoção de medidas no marco da saúde intercultural poderia ajudar a melhorar os desfechos em saúde dos povos indígenas, afrodescendentes, ciganos e membros de outras etnias; em conformidade com o Plano Estratégico da OPAS 2020-2025, seus objetivos estratégicos, seus resultados esperados em nível regional e seus indicadores e tendo em vista as lições aprendidas e as resoluções já aprovadas que reconhecem a necessidade de fortalecer a saúde intercultural nas intervenções em saúde; o organismo lança o documento 'Estratégia e plano de ação sobre etnia e saúde 2019-2025'.

Arquivos: 

Ano da Publicação: 

2019

Idioma da publicação: 

Português

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação