PAHO’s Virtual Campus for Public Health Launches Page for Health Technicians [1]
Em entrevista ao Observatório dos Técnicos em Saúde, a consultora da Opas Maria Isabel Duré afirmou que o novo canal busca contemplar uma categorização mais fidedigna desta "rica e diversa força de trabalho". “O Campus Virtual de Saúde Pública do Opas deseja chegar a todos os trabalhadores de saúde com suas propostas educativas. Sabemos que temos muitos usuários de medicina e enfermagem. O universo dos técnicos aparece como mais diverso e heterogêneo. Para poder orientar propostas a eles, precisamos conhecê-los melhor e identificar suas preferências”, afirmou.
De acordo com a consultora, a Opas iniciou este trabalho analisando a base de usuários do CVSP para, posteriormente, escalar o projeto para componentes mais qualitativos, o que está ocorrendo neste moemnto. “Quando tivemos os resultados da análise dos dados, pareceu-nos importante publicá-los e contar com um espaço em que sejam informados os dados referentes à continuidade deste projeto”, comentou. Duré acredita que a interlocução com o público da nova página colabore para o processo de pesquisa sobre os técnicos na região. “Quando se oferece informações de maneira aberta, sempre há um retorno. Buscamos visualizar os interesses dos técnicos de saúde pela Opas e o CVSP, bem como de outros pesquisadores ou equipes que estejam trabalhando em educação permanente em saúde para este grupo de trabalhadores. Esperamos que tais públicos colaborem com sua experiência e outras informações. E também queremos estabelecer um canal com os próprios técnicos para conhecer suas preferências e necessidades de formação", afirmou.
Canal terá atualizações
O projeto, desenvolvido em conjunto com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Osvaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), e que conta com pesquisadoras do Observatório dos Técnicos em Saúde em sua equipe, possui duas etapas. Atualmente, estão publicados na nova página os resultados da primeira etapa (2023-2024), dedicados a uma análise detalhada dos matriculados nos cursos do Campus Virtual, seu perfil e seus itinerários formativos. A segunda etapa, atualmente em desenvolvimento e que estará disponível em breve, busca reconhecer e caracterizar os grupos de trabalhadores técnicos que trabalham no primeiro nível de atenção (no Brasil, chamado de Atenção Primária à Saúde) e identificar as estratégias educativas e comunicacionais mais eficazes para facilitar o acesso dos trabalhadores técnicos ao Campus Virtual.
De acordo com Duré, a EPSJV/Fiocruz desenvolveu formulário de entrevista que será encaminhada ao público-alvo neste mês de maio. Haverá ainda entrevistas qualitativas com informantes-chave oriundos dos países nos quais se observou maior interesse dos técnicos pelos cursos do CVSP. “Queremos detectar boas práticas que possam ser aproveitadas para melhorar a oferta dirigida ao desenvolvimento em outros países. A previsão é de que isto ocorra entre maio e agosto, e este processo será informado na página”, ressaltou.
A consultora acredita que a nova página possa ser uma porta de entrada para todas as propostas educativas do CVSP, em suas palavras “muito variadas e gratuitas”. Aos pesquisadores do tema, ela convida: “Não creio que haja muita informação aberta em espanhol sobre perfis educativos no universo dos técnicos em saúde. Há muita informação, rica, para os pesquisadores. O dashboard permite realizar um grande número de cruzamentos sobre a base de dados”, atesta.
Funcionalidades
Além do já citado Dashboard, em PowerBI, a nova página oferece infográficos com dados sobre Perfil dos técnicos usuários do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas/OMS 2018-2023, além do Perfil dos países com maior quantidade de usuários técnicos no CVSP no pós-pandemia 2022 - 2023.
Há ainda a disponibilização de dados nacionais específicos de Argentina, Colômbia, Chile, Equador e México.
Em Cursos com maior quantidade de usuários técnicos no CVSP no pós-pandemia 2022 – 2023, é possível acessar dados gerais e também de alguns cursos específicos, como Características de uso de cada curso, como Diagnóstico e manejo clínico da dengue, Fundamentos do cuidado paliativo, Implementação do Pacote técnico HEARTS na APS, Medição automática precisa da pressão arterial e Precauções básicas: higiene das mãos.
Por fim, já estão publicados na página a síntese interativa Os técnicos de saúde no Campus Virtual de Saúde Pública e o Informe final Os técnicos de saúde no Campus Virtual de Saúde Pública.In an interview with the Health Technicians Observatory, PAHO consultant María Isabel Duré stated that the new platform aims to better represent this “rich and diverse workforce.” “The Virtual Campus for Public Health of PAHO wants to reach all health workers with its educational offerings. We know we have many users from medicine and nursing. The world of technicians is more diverse and heterogeneous. To tailor content to them, we need to better understand who they are and what they prefer,” she said.
According to Duré, PAHO began this initiative by analyzing the VCPH user database and is now moving into more qualitative components. “When we analyzed the data, we felt it was important to publish the results and create a space to keep the public informed about the next steps in the project,” she commented. Duré believes that engagement through the new page will support ongoing research about health technicians in the region. “When you share information openly, there is always feedback. We aim to understand the interests of health technicians in PAHO and the VCPH, as well as those of other researchers or teams working in continuing health education for this group. We hope they will contribute with their experience and insights. We also want to establish a direct communication channel with technicians themselves to better understand their training needs and preferences,” she said.
Ongoing Updates
The project is being developed in partnership with the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health at the Oswaldo Cruz Foundation (EPSJV/Fiocruz), with researchers from the Health Technicians Observatory on the team. It has two phases. The new page currently features the results from the first phase (2023–2024), which involved a detailed analysis of students enrolled in VCPH courses, their profiles, and their educational pathways. The second phase, currently underway and to be published soon, aims to identify and describe groups of technical health workers operating at the first level of care (known in Brazil as Primary Health Care), and determine the most effective educational and communication strategies to facilitate their access to the Virtual Campus.
According to Duré, EPSJV/Fiocruz developed an interview questionnaire that will be sent to the target audience in May. There will also be qualitative interviews with key informants from countries where technicians showed high interest in VCPH courses. “We want to identify best practices that could be replicated to improve offerings in other countries. This is expected to take place between May and August, and updates will be posted on the page,” she emphasized.
Duré believes the new page can serve as an entry point to all of the VCPH’s “varied and free” educational offerings. She invites researchers: “I don’t think there’s much open information in Spanish about the educational profiles of health technicians. There's a wealth of data for researchers. The dashboard enables a wide range of data cross-analyses,” she noted.
Features
In addition to the Power BI dashboard, the new page features infographics on the profile of technical users of PAHO/WHO’s Virtual Campus for Public Health from 2018 to 2023, as well as on the profile of countries with the highest number of technical users in the post-pandemic period (2022–2023).
It also includes specific national data for Argentina, Colombia, Chile, Ecuador, and Mexico.
The section Courses with the Highest Number of Technical Users on VCPH in the Post-Pandemic Period (2022–2023) provides access to both general data and course-specific information, including usage characteristics for courses such as Clinical Diagnosis and Management of Dengue, Fundamentals of Palliative Care, Implementation of the HEARTS Technical Package in PHC, Accurate Automatic Blood Pressure Measurement, and Basic Precautions: Hand Hygiene.
Finally, the interactive summary Health Technicians in the Virtual Campus for Public Health and the final report Health Technicians in the Virtual Campus for Public Health are already available on the page.