RETS

RETS - Rede Internacional de Escolas Técnicas de Saúde

Notícia

14/01/2013

APTM: conheça nova diretoria para biênio 2012-2014

Por Michele Corrêa

 

 A Associação Pan-Americana de Tecnólogos Médicos (APTM) elegeu a nova direção para o biênio de 2012-2014 durante a VII Jornada Pan-Americana de Tecnólogos Médicos, ocorrida em 26 a 29 de setembro de 2012, em Quito (Equador), juntamente com o II Congresso Internacional de Especialidades de Tecnologia Médica.

A APTM foi criada em Arica (Chile), em 1992, durante a I Jornada Pan-Americana convocada pelo Colégio de Tecnólogos Médicos do Chile, com a finalidade de ampliar a comunicação e a troca de experiências entre os países participantes, favorecendo também o intercâmbio profissional, a fim fortalecer a difusão de conhecimento nas diversas especialidades. Na V Jornada Pan-Americana, realizada em 2010, em Santiago (Chile), a APTM foi revitalizada, após alguns anos de inatividade.

A nova diretoria da APTM é composta pelo chileno Juan Carlos Araya, que permanece na Presidência, com Sara Valer Gonzáles, do Peru, na Secretaria e com o argentino Carlos Sánchez, como diretor da Associação.

Encontro contribui para a integração regional

As edições anteriores da Jornada resultaram em acordos importantes na América Latina, tanto no meio acadêmico como na prática da profissão, criando a Declaração de Princípios da organização e as Declarações de Buenos Aires e Santiago. Com o objetivo de continuar a realizar esses acordos e fortalecer os laços de países membros da APTM foi discutido algumas questões acerca da formação profissional acadêmica, exercício da profissão, malha curricular e jornada laboral.

A Declaração de Quito, feita com contribuições do Chile, Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, Peru e Uruguai, expõe de maneira geral os resultados dessa reunião, além de estabelecer oficialmente o dia 18 de agosto, data da fundação da APTM, como o Dia Pan-Americano do Tecnólogo Médico.

Resenha histórica da APTM (em espanhol)


Declaração de Quito (em espanhol)

português
english
español