RETS

RETS - Rede Internacional de Escolas Técnicas de Saúde

Notícia

25/01/2013

Série brasileira sobre Citotecnologia começa a ser divulgada em outros países

Por Michele Corrêa

 

O primeiro livro da Série Citotecnologia - Sessão de Casos Ginecológicos -, lançado recentemente noBrasil, já tem exemplares distribuídos para o Sudão, Angola, Moçambique, Portugal e Chile. Brevemente, a publicação também estará disponível no Peru, Guiné Bissau, México e Argentina.

Para a citotecnologista do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e organizadora da série, Simone Maia Evaristo, este é um meio de uniformizar os conhecimentos na área. "Muitos citotécnicos ainda acreditam que a nossa atuação é restrita ao rastreio do câncer do colo do útero. Só que a técnica está sempre avançando, é isso torna necessário uma atualização permanente nesse campo", alerta Simone.

De acordo com ela, que também é uma das coordenadoras do curso de formação de Técnico em Citopatologia Inca/Fiocruz, a ideia de fazer um registro da atuação desses profissionais, que não existe no país, começou a partir da reunião dos casos clínicos que os citotécnicos apresentavam nas sessões mensais do controle de qualidade do Inca.

A escassez de literatura acerca do tema voltada para esse profissional e a própria invisibilidade de seu trabalho serviram, segundo Simone, de motivação para a elaboração dos livros . "Essa série tem o intuito de dar visibilidade no trabalho do técnico, para que ele perceba a importância do seu trabalho e principalmente o que ele pode elaborar, já que outra característica é ela ser escrita pelos próprios técnicos", explica.

A previsão é que até o final desse ano todas as quatro publicações estejam prontas. Dois livros abordarão casos clínicos ginecológicos e não ginecológicos e os outros dois enfocarão a técnica de coloração e imucitoquímica. A boa notícia é que já está aprovada a versão on-line em espanhol dos dois primeiros livros e para os outros, a tradução será solicitada em breve.

Para acessar a versão em português do primeiro livro clique aqui.

Para ver outras publicações do Inca, clique aqui.

Site do Inca.

 

português
english
español