Você está aqui

Formação Técnica em Saúde no contexto do SUS

Postado em: 
30/07/2014

Resenha / Resumo: 

Os anos 90 estabeleceram um novo padrão de intervenção do Estado na configuração do setor de Saúde no Brasil. Essas mudanças trouxeram consigo exigências claras no que se refere às necessidades de oferta e de qualificação de recursos humanos. A execução do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) em todo o território nacional, sob coordenação do Ministério da Saúde, vem apontando para os pontos nevrálgicos da intervenção do Estado nesse campo. Trata-se das novas necessidades que dizem respeito mais à qualidade do trabalho e menos à quantidade da oferta de trabalhadores. Pode-se afirmar que o desafio está em criar condições infra-estruturais e permanentes, e não apenas acumular meios para executar esse ou aquele processo de capacitação. É requisito dessa política fortalecer a capacidade de formação própria ao Sistema Único de Saúde (SUS) mas sem deixar de incentivar um ajuste das escolas públicas e privadas ao perfil de necessidades de pessoal do Sistema de Saúde como um todo. Nesse caso, a Política Educacional atende ao imperativo da qualidade, em termos de formação técnica e aumento do nível de escolaridade, porém afetando o
conjunto do mercado de trabalho em saúde, nos setores público e privado.

Autor / Organizador: 

Ministério da Saúde

Instituição: 

Ministério da Saúde

Arquivos: 

Ano da Publicação: 

2002

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Sistema Único de Saúde
Política de Recursos Humanos
Recursos Humanos

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação