Você está aqui

Notícias

  • 07/03/2024 - Novos compromissos nacionais, políticos e programáticos, além de quase 600 milhões de dólares em novos financiamentos, no primeiro fórum global da história, oferecem a oportunidade de salvar milhares de vidas até 2030.
  • 19/02/2024 - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) convocou países das Américas para uma reunião em Genebra, na Suíça, para discutir o progresso das negociações sobre um possível futuro acordo global sobre pandemia. O objetivo da reunião de dois dias, que terminou na sexta (16/02), foi analisar os principais componentes do documento preliminar a ser apresentado em maio para aprovação pela Assembleia Mundial da Saúde (AMS).
  • 05/02/2024 - Novas estimativas destacam carga crescente de casos, impacto desproporcional nas populações de países menos desenvolvidos e necessidade urgente de abordar as desigualdades em todo o mundo.
  • 16/01/2024 - Organização Mundial da Saúde apresenta atualização sobre a circulação do vírus; 57% dos casos estão associados com a variante JN.1; apesar de impacto reduzido, doença ainda causa 10 mil mortes por mês; agência aponta preocupação com circulação simultânea do Sars-Cov2 e outras doenças respiratórias.
  • 09/12/2023 - A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, no dia 4 de dezembro, o seminário internacional “Simulação Clínica na formação de Técnicos em Saúde no contexto Ibero-Americano: desafios e perspectivas”, que reuniu especialistas e integrantes da Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS). O evento é parte de um projeto apresentado em um edital da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e aprovado em julho deste ano. 
  • 20/11/2023 - O seminário, que será realizado no dia 4 de dezembro (manhã e tarde), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com transmissão em português e espanhol pelo YouTube, reunirá especialistas de seis países. O objetivo é aprofundar o conhecimento da simulação clínica como estratégia de ensino aprendizagem e a discussão de processos de inserção da simulação na formação dos técnicos em saúde. O evento é parte de um projeto aprovado no 1º Concurso de projetos para redes inscritas no Registro de Redes Ibero-Americanas da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib). Participe e divulgue!
  • 09/11/2023 - “Fortalecer a formação e o trabalho dos técnicos em saúde é fortalecer os Sistemas Nacionais de Saúde: as perspectivas de Opas/OMS e CPLP”. Esse foi o tema central do Encontro virtual da Rede Internacional de Educação de Técnicos de Saúde (RETS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Realizado de forma on-line, no dia 7 de novembro, o evento contou com lançamento de uma publicação eletrônica, um debate e uma breve apresentação sobre projetos estratégicos.
  • 08/11/2023 - A aprendizagem virtual ganhou um lugar de destaque no campo da educação em saúde, e a experiência com a pandemia reforçou a necessidade de que países e instituições a priorizem. Desde seu lançamento oficial em 2003, o Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) tem sido pioneiro no desenvolvimento da educação virtual em saúde pública. O CVSP foi concebido como uma ferramenta de cooperação técnica da Opas, com a missão de “Liderar esforços colaborativos estratégicos entre os Estados Membros e outros parceiros, a fim de promover a capacitação dos recursos humanos para a saúde, de todas as pessoas, em todos os lugares”.
  • 26/10/2023 - Durante o Encontro vitual - RETS 'Fortalecer a formação e o trabalho dos técnicos em saúde é fortalecer os Sistemas Nacionais de Saúde: as perspectivas de Opas/OMS e CPLP', haverá o lançamento da publicação eletrônica 'A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid: síntese e recomendações'. Além disso representantes da CPLP e da Opas/OMS  discutirão importantes aspectos sobre a formação de técnicos em saúde que estão presentes em documentos aprovados recentemente pelos dois organismos internacionais. Por fim, serão apresentados dois projetos estratégicos para a RETS e suas sub-redes. 
  • 16/10/2023 - As violações dos direitos humanos e as práticas coercivas nos cuidados de saúde mental, apoiadas pela legislação e pelas políticas existentes, continuam a ser demasiado comuns. Em todo o mundo, muitos serviços de saúde mental continuam a recorrer à hospitalização e ao tratamento sem consentimento, a condições de vida pouco saudáveis, à violência física e ao abuso psicológico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) lançam em conjunto uma nova publicação intitulada "Saúde mental, direitos humanos e legislação: orientações e práticas" (em Inglês), que visam ajudar os países a reformar a sua legislação para acabar com as violações dos direitos humanos e melhorar o acesso a cuidados de saúde mental de qualidade.

Páginas