Você está aqui

Desafios da formação de técnicos em saúde no contexto da pandemia

Postado em: 
11/03/2022

Resenha / Resumo: 

A interrupção das atividades presenciais durante a pandemia levou as instituições formadoras de técnicos em saúde a enfrentarem o desafio de reinventar o cotidiano escolar num curto prazo de tempo e em condições completamente adversas para continuar a realizar sua missão junto aos estudantes e à sociedade. Isso ocorreu num momento em que os serviços de saúde, em todos os níveis de complexidade, se tornaram ainda mais fundamentais e que os técnicos de saúde formaram um enorme contingente dos trabalhadores do setor.

Diante desse contexto e a partir das discussões realizadas no 9º Seminário Virtual da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), ocorrido em outubro de 2020, com o tema ‘A Covid-19 e a formação dos técnicos em saúde’, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), como Centro Colaborador da Opas/OMS para a Educação de Técnicos de Saúde, lançou o Ciclo de oficinas 'Os desafios da formação de técnicos de saúde no contexto da pandemia’. A iniciativa foi desenvolvida em cooperação com a RETS e suas duas sub-redes – a Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS) e a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP) –, bem como contou com apoio do Programa Sub-regional da Opas/OMS para a América do Sul e do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz). A transmissão dos eventos via YouTube, em português e espanhol, ficou sob responsabilidade da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Todos os eventos estão disponíveis na internet.

O propósito do Ciclo de Oficinas foi criar um espaço privilegiado para intercâmbio, reflexão, aprendizado e formulação de propostas sobre as experiências concretas de como diferentes instituições de formação de técnicos em saúde enfrentaram esses desafios e alcançaram seus objetivos. Na composição das mesas, vale destacar a presença de representantes da Opas/OMS e de outros organismos multilaterais, bem como de gestores e docentes de instituições formadoras integrantes das redes parceiras.

Em cada oficina, com duas horas de duração, foram apresentadas experiências realizadas pelos membros das redes, a fim de permitir a divulgação, reflexão e debate, sempre priorizando o intercâmbio entre os presentes. Com base nas questões discutidas a cada encontro, foram definidos tópicos de interesse para as oficinas seguintes. No primeiro semestre de 2022 será lançada uma publicação com a síntese sistematizada de todas as questões abordadas nos quatro eventos e algumas recomendações sobre o tema.

06/07/2021 - Oficina 1 - ‘Práticas profissionalizantes’
31/08/2021 - Oficina 2 - ‘Trabalho e formação docente’
26/10/2021 - Oficina 3 - ‘Novos perfis profissionais e atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na Atenção Primária em Saúde’
30/11/2021 - Oficina 4 - 25 anos da RETS - ‘O futuro das redes no mundo globalizado: desafios comuns e soluções compartilhadas’

Autor / Organizador: 

EPSJV/Fiocruz
RETS
RIETS
RETS-CPLP

Ano da Publicação: 

2021

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Oficina
Formação de técnicos

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação