RETS - Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde
Publicado em RETS - Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (http://www.rets.epsjv.fiocruz.br)

Início > Zika: Financiamento de Resposta

Zika: Financiamento de Resposta [1]

Atualizado: 28/06/2022
 
  • Facebook [2]
  • [3]

OMS [4]


A Opas/OMS e seus parceiros criaram uma resposta estratégica para o Zika que foca em prever e controlar complicações médicas causadas pela infecção pelo vírus. Até agora, 122,1 milhões de dólares são necessários para implementar efetivamente o Plano Estratégico de Resposta ao Zika, de julho a dezembro de 2016.

Fundo de Contingência para Casos de Emergência (em inglês) [5]


Cinco razões para apoiar a resposta global da OMS ao vírus da Zika:

  • A OMS é a única agência com legitimidade universal em matéria de saúde internacional, para liderar e coordenar a resposta ao Zika.
  • A OMS ajuda os países a desenvolver e fortalecer a saúde e os serviços sociais para os indivíduos, famílias e comunidades afetados pela Zika.
  • A OMS rastreia rapidamente a disponibilidade de testes de diagnóstico eficazes, vacinas e orientações de saúde pública.
  • A OMS trabalha com os países para evitar resultados adversos para a saúde através do controle do mosquito, comunicação de risco e envolvimento da comunidade.
  • A OMS comunica informações vitais para os decisores.

O vírus Zika e suas complicações, como a microcefalia e a Síndrome de Guillain-Barré, representam um novo tipo de ameaça à saúde pública, com consequências em longo prazo para as famílias, comunidades e países. Como a resposta ao Zika se move a partir de um cenário de emergência aguda para uma abordagem programática de longo prazo, o financiamento também deve fazer a transição para programas de desenvolvimento e assistências técnicas nacionais e internacionais de longo prazo.

Entre fevereiro e julho 2016, a Opas/OMS recebeu 14,2 milhões de dólares em contribuições diretas de 11 doadores. Este apoio tem sido fundamental para permitir uma resposta rápida e eficaz. As áreas prioritárias imediatas para financiamento, a partir de julho de 2016 e dezembro 2017, incluem a prevenção e gestão das complicações médicas causadas por infecção pelo vírus Zika, expandindo as capacidades dos sistemas de saúde, saúde sexual e reprodutiva, comunicação de risco dirigida às mulheres grávidas e controle integrado de vetores.

  • Mais informações sobre o Fundo de Contingência para Emergências (em inglês) [6]

 

Av. Brasil - 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21040-360 - Tel.: (21)3865.9797

Autenticar

    WHO

  • OPAS
  • -->

  • Fiocruz
  • EPSJV
  • -->

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR)

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons


URL de origem:http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/zika-financiamento-de-resposta

Links
[1] http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/zika-financiamento-de-resposta [2] http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/javascript%3A%20void%280%29%3B [3] https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/zika-financiamento-de-resposta&source=tweetbutton&text=Zika: Financiamento de Resposta [4] http://www.who.int/emergencies/zika-virus/response/contribution/en/ [5] http://www.who.int/about/who_reform/emergency-capacities/contingency-fund/Contingency-Fund-Emergencies.pdf [6] http://www.who.int/about/who_reform/emergency-capacities/contingency-fund/en/