Conheça a iniciativa RETS-SIM e a Declaração do Rio de Janeiro [1]
A inspiração para o trabalhar com o tema da simulação no contexto da formação de técnicos em saúde surge, no início de 2023, durante o período de organização e divulgação do Congresso Internacional da Rede Nacional de Simulação Clínica da Argentina (ReNaSic), que ocorreria no mês de agosto.
Nesse período, o tema da simulação começou a ser objeto de conversas na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) [4], da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde está situada a Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e sua sub-redes. Naquele momento, a principal pergunta era: o que fazer para despertar o interesse das instituições formadoras de técnicos em saúde integrantes das redes pela educação baseada em simulação na formação desses trabalhadores?
A oportunidade
No dia 29 de junho, a Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib) [5] lançou, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional pelo Desenvolvimento (Aecid) [6], uma Convocatória para a apresentação de projetos pelas redes inscritas em seu Registro de Redes. O objetivo da convocatória era fortalecer a cooperação ibero-americana e vincular, de uma forma mais efetiva, as redes com o espaço institucional criado, em 2003, para apoiar os 22 países que constituem a comunidade: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.
Diante dessa oportunidade, a Secretaria Executiva da Rede Ibero-americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS), uma das sub-redes da RETS, apresentou o projeto ‘Desenvolvimento de Projetos e Laboratórios de Simulação na Educação de Técnicos em Saúde no contexto Ibero-Americano”, que previa a realização de atividades voltadas para a ampliação do conhecimento da simulação clínica como estratégia de ensino aprendizagem e para a discussão de sua introdução nas instituições formadoras de técnicos em saúde.
Em 2023: o seminário internacional, a oficina de especialistas e a Declaração do Rio de Janeiro
O Seminário Internacional ‘Simulação Clínica na Formação de Técnicos em Saúde no contexto Ibero-Americano: desafios e perspectivas [7]’ e uma oficina de trabalho, realizados respectivamente nos dias 4 e 5 de dezembro de 2023, se constituíram como o marco inicial para a criação da Iniciativa RETS-SIM no âmbito da RIETS e, consequentemente, da RETS.
No seminário, professores e pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai apresentaram diversos conceitos e práticas que compõem o universo da educação baseada em simulação, traçando uma visão geral sobre o tema.
Na oficina, por sua vez, foram discutidas as principais estratégias – de ensino, pesquisa, articulação institucional e cooperação - para avançar na implementação de programas de simulação clínica em instituições de formação de técnicos de saúde no contexto ibero-americano.
Ao final da oficina, os representantes das instituições participantes assinaram a Declaração do Rio de Janeiro sobre a educação baseada em simulação na formação de técnicos de saúde [8], na qual é proposta uma agenda de iniciativas. O documento registra os avanços obtidos de forma consensual ao longo do seminário, como a concepção de que a simulação como estratégia de aprendizado precisa estar presente não apenas nas atividades clínicas, mas também laboratoriais; e de incorporar a interculturalidade, os saberes tradicionais e o estabelecimento de metodologias reproduzíveis em diferentes ambientes. Além disso, aponta para um futuro no qual todas as instituições de formação de técnicos em saúde possam incorporar a educação baseada em simulação em seus cursos.
Nesse sentido, o objetivo da RETS-SIM é reunir grupos de especialistas que estejam envolvidos com as questões da educação baseada em simulação – sociedades, federações, associações e redes, entre outros –; instituições formadoras de técnicos em saúde que desejem trabalhar com esse tema – públicas ou de interesse público –, organismos internacionais que possam apoiar ações e projetos nessa área; e órgãos de governo responsáveis por políticas nas áreas da saúde e da educação.
Sobre a educação baseada na simulação
Nas últimas décadas a simulação clínica vem tornando uma estratégia pedagógica integral nas instituições de ensino de ciências da saúde de diversos países, articulando recursos, oportunidades e conhecimento entre todos os seus membros. Sua adoção como metodologia de ensino proporciona desde o treinamento de habilidades básicas e simples (capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras mobilizadas em determinado contexto para a realização de tarefas) até as mais complexas, envolvendo aspectos organizacionais e comportamentais (trabalho em equipe, atividade global ou conjunto de atos de um indivíduo perante uma situação), o que permite aos aprendizes atuar em ambiente protegido e seguro, com possibilidade da repetição de uma tarefa inúmeras vezes e oportunidade para que todos possam praticar igualmente.
A experiência clínica simulada confere maior suporte ao aprendizado clínico, oferecendo diferentes situações com complexidades variadas, de acordo com os objetivos de aprendizagem e etapa da formação do estudante.
O reconhecimento da relevância do ensino baseado em simulação nas universidades e instituições de ensino tem repercutido na maior oferta de cursos, na ampliação de encontros e congressos da área e na criação de associações e redes ligadas ao tema. Ainda assim, percebe-se a necessidade de maior articulação e investimento em instituições públicas para o fortalecimento dessa prática e a implantação de laboratórios e centros de simulação voltados à formação de técnicos em saúde.
Em 2024: O Encontro Internacional
Em 2024, um novo edital publicado pela Segib juntamente com outros recursos aportados pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS), tornou possível a realização do Encontro Internacional de Educação Baseada em Simulação, com o tema “Ampliando as perspectivas de formação de técnicos de saúde: simulação clínica”.
O evento foi pensado para que especialistas na área da simulação; estudantes, professores e gestores de instituições formadoras; técnicos em saúde de diferentes áreas e níveis de formação; e organizações de cooperação em saúde e integração regional possam trocar experiências entre si e com seus pares em mais de dez países
O Encontro é uma realização da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), da RIETS e da RETS), com apoio da Aecid, por meio da Segib, e da Opas/OMS.
A organização do evento contou com a colaboração da Rede Nacional de Simulação Clínica da Argentina (ReNaSic), da Federação Latino Americana de Simulação Clínica e Segurança do Paciente (Flasic), da Sociedade Chilena de Simulação Clínica e Segurança do Paciente (Sochisim), da Sociedade Espanhola de Simulação e Segurança do Paciente (Sessep), da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena), da Escola Nacional de Saúde da Bolívia (ENS) e da Universidade da República do Uruguai (Udelar).
O objetivo do evento é que a imersão virtual e a gratuidade da participação pudessem ampliar a participação, eliminando barreiras geográficas e sociais e criando a oportunidade de geração de ideias inovadoras que venham a contribuir para a educação de técnicos de saúde na Ibero-américa e em outros países.
O que vem por aí?
Em breve, será lançado um website exclusivo para a Iniciativa RETS-SIM, no qual você encontrará informações sobre eventos, publicações, cursos sobre o tema e muito mais. A ideia é que a criação desse espaço possa fomentar a discussão sobre o tema, ajudar a disseminar conhecimentos sobre a simulação como estratégia pedagógica e contribuir para que as instituições formadoras de técnicos em saúde possam se beneficiar dessa inovação em suas atividades de formação e qualificação desses trabalhadores tão indispensáveis para a construção de sistemas nacionais de saúde capazes de atender as necessidades de suas populações.
Como se juntar a RETS-SIM?
Enquanto o website não está on-line, caso sua instituição tenha interesse de se juntar à RETS-SIM, você pode enviar um e-mail para a RETS (rets.epsjv@fiocruz) e conversar conosco. Além disso, você também pode assinar o Boletim da RETS [9] (eletrônico e quinzenal) para receber notícias atualizadas.