You are here

O Complexo Mundo do Trabalho em Saúde e as Implicações para Enfermagem

Date of publication: 
01/21/2021

Série: 

Saúde e Sociedade

Review / Summary: 

O trabalho é uma importante dimensão na vida do ser humano e ocupa a centralidade na história das pessoas. Porém, o labor vem se tornando crescentemente complexo, devido ao emprego maciço de tecnologias, que resulta em exigências técnicas cada vez mais elevadas. Sobretudo, em função da influência do ideário neoliberal nas organizações laborais, o qual busca predominantemente o aumento da produtividade e do lucro sem considerar a subjetividade do trabalhador, nessa esteira, evidencia-se um cenário adverso para a saúde do trabalhador. 

Esse complexo mundo do trabalho torna-se ainda mais insólito quando se refere ao setor saúde, pois além de agregar o uso crescente de tecnologias, demandar dos profissionais elevadas qualificações e  capacitação permanente, também se observa um processo de trabalho multifacetado, fragmentado e com relações de poder extremante acirradas entre os profissionais que atuam nesse serviço. Outrossim, constata-se excessiva competitividade, baixos salários, imposição de metas cada vez mais difíceis de serem alcançadas, bem como medo do desemprego e do subemprego.

Ademais, como desdobramento do modelo neoliberal, verifica-se o Estado mínimo e o consequente enxugamento da máquina pública, o que acarreta em reduzidos orçamentos destinados ao funcionamento do sistema Único de Saúde (SUS), resultando na escassez de recursos materiais e no sucateamento de estruturas físicas e de equipamentos, além da carência de concursos públicos para suprir a força de trabalho necessária para o bom desenvolvimento do processo laboral.

A atual configuração do mundo do trabalho em saúde resulta em trabalhadores com destacado sofrimento psicofísico, com potencial para adoecimentos como a síndrome de burnout, distúrbio osteomusculares, síndrome do pânico, ansiedade patológica, gastrites crônicas, entre outras patologias que aumentam as estatísticas do absenteísmo e do presenteísmo no trabalho. Além disso, diante da pandemia da Covid-19 verificou-se que as tensões e demandas dos trabalhadores da área da saúde se intensificaram, o que requer um olhar atento para este público e a adoção de ações imediatas para proteger a saúde destes trabalhadores.

Nesse sentido, o presente livro tem como fito tecer discussões e possibilitar reflexões sobre o contexto do trabalho em saúde visando contribuir com posicionamentos críticos e fazer emergir estratégias de enfretamento contra essa insólita situação. Além disso, muitos dos seus capítulos articulam essas problemáticas complexas que vem se instalando no mundo do trabalho com a pandemia da Covid-19, que intensificou a crise sanitária, adoecimento e morte de profissionais da saúde.

Autor / Organizador: 

Samira Silva Santos Soares
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Eloá Carneiro Carvalho
Sheila Nascimento Pereira de Farias

Year of Publication: 

2021

Idioma da publicação: 

Portuguese

Keywords: 

Enfermagem
Medicina
Saúde e Sociedade
Saúde pública
Saúde do trabalhador
trabalho

Search publication