Você está aqui

Notícias

  • 15/10/2021 - A terceira sessão do Ciclo de fficinas ‘Desafios da formação de técnicos em saúde durante a pandemia’, a ser realizada no dia 26 de outubro, das 10h às 12h (hora de Brasilia), vai discutir os novos perfis profissionais/atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na APS.  As discussões serão realizadas a partir da apresentação de duas experiências nessa área. Participarão como debatedores nessa oficina: a ex-ministra da saúde da Costa Rica, Maria del Rocio Saenz Madrigal e o professor pesquisador Daniel Groisman, da EPSJV/Fiocruz, especialista na formação de trabalhadores para o cuidado da pessoa idosa e políticas públicas para o envelhecimento. A abertura da oficina será feita por José Francisco García Gutierrez, Assessor Regional de Recursos Humanos em Saúde da Opas/OMS. O evento será transmitido em português e espanhol.
  • 06/10/2021 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização generalizada da primeira vacina contra a malária do mundo, no que o chefe da agência de saúde da ONU descreveu quarta-feira como "um dia histórico" durante as décadas de batalha contra a doença mortal.
  • 05/10/2021 - O cocktail, recomendado apenas para casos de alto risco de hospitalização ou morte, combina as drogas casirivimab e imdevimab, mas está patenteado. Dado o seu elevado custo, uma agência da ONU está a negociar para baixar o preço de modo a torná-lo mais acessível.
  • 30/09/2021 - As mais altas autoridades de saúde concordam que acabar com o Covid-19 globalmente não será possível até que todas as pessoas tenham o mesmo acesso às vacinas. O coronavírus já causou mais de 4,6 milhões de mortes desde o início de 2020, embora se espere uma diminuição no número de mortes se mais pessoas forem vacinadas.
  • 24/09/2021 - As resoluções aprovadas abordam a produção regional de medicamentos essenciais e tecnologias de saúde, revertem a redução da cobertura vacinal de rotina, avançam para a digitalização do setor da saúde e fortalecem os sistemas de saúde para melhor enfrentar as emergências.
  • 17/09/2021 - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lança relatório "Education for a Glance 2021", onde analisa quem participa da educação, o que é gasto com ela, como os sistemas de educação funcionam e os resultados alcançados. Relatório da organização aponta para o fenômeno do envelhecimento da classe docente.
  • 09/09/2021 - O evento, realizado no dia 31 de agosto pela EPSJV/Fiocruz, em cooperação da RETS e suas sub-redes, teve como debatedores: Wolfang Alberto Latorre Martínez, da Escola Nacional de Instrutores ‘Rodolfo Martínez Tono’, do Servicio Nacional de Aprendizaje (ENI/SENA - Colômbia); Mariana Lima Nogueira (EPSJV/Fiocruz - Brasil); e Patricia Manzoni, diretora da Escola Universitária de Tecnologia Médica da Universidade da República do Uruguai (EUTM/Udelar - Uruguai).
  • 01/09/2021 - Pesquisa chinesa aponta que quase metade dos pacientes hospitalizados apresentam após 12 meses ao menos um sintoma persistente, geralmente fadiga ou fraqueza muscular. A covid longa afeta mais as mulheres do que homens.
  • 25/08/2021 - A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa F. Etienne, afirmou nesta quarta-feira (25) que a grave escassez de vacinas contra a Covid-19 na América Latina e no Caribe é um “alerta” para o aumento na produção regional de vacinas e anunciou uma nova plataforma para atingir esse objetivo. Diretora também afirmou que a Organização continua distribuindo “suprimentos médicos muito necessários” no Haiti após o recente terremoto, enquanto a pandemia acelera em muitos países da América Central e do Caribe.
  • 20/08/2021 - Dois estudos esclarecem por que algumas pessoas contraíram a infecção do coronavírus sem apresentar problemas enquanto outras adoeceram até a morte. Um dos estudos aponta que quase 20% das mortes por covid-19 se devem ao fato de os pacientes produzirem um tipo de proteína do sistema imunológico que, longe de protegê-los contra o vírus, exacerba seus efeitos. No total, 6% das pessoas com mais de 80 anos produzem anticorpos defeituosos que agravam a doença.

Páginas