Você está aqui

Publicado em: 08/03/2016

8 de março | Dia Internacional das Mulheres

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU

"Vamos dedicar um financiamento sólido, uma defesa corajosa e a vontade política inabalável para alcançar a igualdade de gênero em todo o mundo. Não há maior investimento no nosso futuro comum." — Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU.

O Dia Internacional das Mulheres é um momento de refletir sobre os progressos realizados, convocar para a mudança e celebrar os atos de coragem e determinação de mulheres comuns que têm desempenhado um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.

O tema de 2016 para o Dia Internacional das Mulheres é "Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero".

A observância das Nações Unidas no dia 8 de março irá refletir sobre a forma de acelerar a Agenda 2030, criando uma dinâmica para a implementação eficaz dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente a meta nº 5: alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas; e a meta nº 4: garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos e promover a aprendizagem ao longo da vida. O enfoque será sobre novos compromissos firmados em torno da iniciativa da ONU Mulheres “Planeta 50-50” e os que já estão execução sobre igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos das mulheres.

Em todo o mundo, a ONU Mulheres está organizando eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, com programação em mais de 40 países. Em Nova Iorque, a comemoração oficial acontecerá na sede das Nações Unidas a partir das 10h, com presença da diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. Estão programados uma série de apresentações musicais e dois painéis de discussão. O primeiro deles “Para você, o que significa um Planeta 50-50?”, entre 10h e 11h15, abordará reflexões sobre o que significa um planeta com igualdade e como alcançá-la em 2030, unindo os esforços das Nações Unidas, dos governos, da sociedade civil e do setor privado. Dentre as pessoas convidadas para exposição, está o embaixador Antonio Patriota, representante permanente do Brasil nas Nações Unidas. Neste ano, o país presidirá os trabalhos da 60ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres, que se iniciará n a próxima semana, em 14 de março, até o dia 24, em Nova Iorque.

Alguns dos objetivos principais da Agenda de 2030

• Até 2030, garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário de forma gratuita, igualitária e de qualidade, levando a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;

• até 2030, garantir que todas as crianças tenham acesso à qualidade de desenvolvimento da primeira infância, cuidados e educação pré-primária de modo que fiquem prontos para o ensino primário;

• eliminar todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em todo o mundo;

• eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo o tráfico sexual e outros tipos de exploração;

• eliminar todas as práticas nocivas, como o casamento precoce e forçado de crianças e mutilação genital feminina.