Você está aqui

Publicado em: 02/06/2023

Assembleia anual da OMS termina com acordo sobre financiamento e uma ampla gama de questões de saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook
OPAS/OMS

A 76ª Assembleia da Saúde da OMS foi encerrada hoje, tendo abordado uma ampla gama de tópicos, como ciências comportamentais para melhorar a saúde; 'melhores compras' para doenças não transmissíveis; os meios de diagnóstico; prevenção de afogamento; cuidados críticos e operacionais; fortificação de alimentos com micronutrientes e a saúde dos povos indígenas.

Outros tópicos abordados foram prevenção e controle de infecções; saúde materno-infantil; oxigênio medicinal; atenção primária à saúde; a saúde dos refugiados e migrantes; reabilitação; medicina tradicional e o trabalho da OMS em responder a dezenas de emergências, ao mesmo tempo em que colabora com os Estados Membros para estar melhor preparado para enfrentar novas.

No início do dia, os delegados do Comitê A concordaram em tomar nota do roteiro para a Iniciativa Global de Saúde e Paz e solicitaram que o Diretor-Geral informasse sobre o progresso no fortalecimento do roteiro.

Em sessão plenária, os delegados aprovaram as resoluções e decisões das duas comissões, bem como seus relatórios. Isso incluiu a aprovação do orçamento para 2024-25 e um aumento de 20% nas quotas.

Em seus comentários finais , o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, observou que "o aumento das contribuições fixas e a rodada de investimentos são históricos e um grande marco". Ele falou sobre o próximo ano, com reuniões de alto nível sobre cobertura universal de saúde, tuberculose e preparação e resposta a pandemias na Assembleia Geral da ONU deste ano.

O Dr. Tedros observou ainda que as negociações em andamento sobre o instrumento pandêmico e as emendas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI) são oportunidades sem precedentes - "geracionais" - para aprender com os erros da pandemia do Covid-19 e garantir que eles não sejam repetidos.

Opas na 76ª Assembleia Mundial da Saúde

Durante a Assembléia, uma delegação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) presidida por seu Diretor, Dr. Jarbas Barbosa, acompanhou de perto as deliberações e participou de uma série de mesas redondas e eventos paralelos.

Algumas das importantes resoluções e prioridades estratégicas para a região das Américas foram a aprovação de um aumento de 20% no orçamento da OMS, o fortalecimento da preparação e resposta a emergências, saúde materna e infantil e indígena e mudança climática, entre outras questões.

Ao longo da semana, o Dr. Barbosa manteve reuniões de trabalho com Ministros da Saúde e outras altas autoridades da região, bem como da França, Holanda, Reino Unido, República da Coréia e Japão, entre outros, para discutir questões de saúde. prioridades e oportunidades de cooperação.

O Diretor da Opas também se reuniu com representantes do Google para discutir possíveis colaborações futuras em áreas como relutância em vacinas, saúde mental e transformação digital dos serviços de saúde; e reuniu-se com Chris Elias, presidente do Programa de Desenvolvimento Global da Fundação Bill e Melinda Gates, para discutir maneiras de melhorar a cobertura vacinal na região e relançar a Iniciativa de Eliminação da Opas que busca acabar com mais de 30 doenças e condições relacionadas.

O Diretor da Opas também falou em evento sobre produção regional de vacinas organizado pelo Fórum Econômico Mundial, onde destacou a obrigação de se preparar agora para garantir o acesso equitativo às vacinas na próxima pandemia; e participou de uma mesa convocada pela União Européia para discutir alianças para a saúde global, onde destacou o papel fundamental das agências das Nações Unidas, como a Opas/OMS, para garantir ações substantivas em saúde e desenvolvimento nas Américas. Ele também participou de um painel para comemorar os 20 anos da adoção da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (FCTC) da OMS.

Durante sua participação em um evento organizado pela Devex sobre a melhoria da saúde na América Latina e no Caribe, o Dr. Barbosa destacou que a pandemia do Covid-19 foi "um ponto de inflexão para a saúde na região", expondo deficiências estruturais em saúde, sociais e econômicas políticas e causando grandes interrupções na prestação de cuidados médicos. Ao mesmo tempo, disse ele, a pandemia abriu "oportunidades para acelerar inovações na prestação de cuidados de saúde para aumentar sua eficácia e posicionar a saúde nas agendas políticas e de desenvolvimento de líderes e formuladores de políticas".

A 76ª Assembleia Mundial da Saúde foi realizada em Genebra, Suíça, de 21 a 30 de maio de 2023. O tema da Assembleia deste ano foi: OMS aos 75: salvando vidas, promovendo a saúde para todos, em referência ao 75º aniversário da criação da Organização Mundial da Saúde em 1948.