Você está aqui

Notícias

  • 14/05/2021 - Espera-se que mais dezenas de milhares de médicos e enfermeiras(os) sejam necessários para gerenciar UTIs na América Latina e no Caribe. A Opas ajuda os países a distribuir equipes médicas e aumentar a produção de oxigênio, além de doar suprimentos essenciais.
  • 28/04/2021 - A segunda rodada de uma "pesquisa de pulso" da Organização Mundial da Saúde revela que mais de um ano após a pandemia da Covid-19, persistem interrupções substanciais, com cerca de 90% dos países ainda relatando uma ou mais interrupções nos serviços essenciais de saúde, não marcando nenhuma mudança global substancial desde a primeira pesquisa realizada em 2020.
  • 15/04/2021 - Organização Mundial da Saúde lança Pacto Global para combater a doença; número de casos quadruplicou nos últimos 40 anos; Canadá coorganiza iniciativa que marca também 100 anos da descoberta da insulina, no país.
  • 26/03/2021 - Documento destaca epidemia oculta entre pessoas na terceira idade e avalia efeitos  da Covid-19 na falta de acesso a medicamentos e serviços para pessoas com saúde mental e transtornos por uso de substâncias; mercado de drogas ilícitas também foi analisado. 
  • 16/03/2021 - Unfpa destaca fatores como restrições em viagens e cadeias de abastecimento associados à ruptura de estoque e de instalações de saúde; interrupções levaram a pelo menos 1,4 milhão de gravidezes indesejadas em todo o mundo. 
  • 15/03/2021 - Membros da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), cuja Secretaria Executiva está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), se reuniram, remotamente, no dia 4 de março, para formalizar a criação da Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS). Constituída como uma sub-rede da RETS, que completa 25 anos de existência em julho de 2021, a RIETS tem como missão o fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde, com base no pressuposto de que a qualificação dos trabalhadores é uma dimensão fundamental para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades de saúde da população de cada país-membro. Além disso, a Rede se propõe a seguir os enfoques e valores já consagrados pela cooperação Ibero-Americana, trabalhando de forma horizontal, com respeito às prioridades nacionais e com base na solidariedade, no respeito mútuo e na confiança entre os seus membros.
  • 02/03/2021 - Um quarto da população global, ou cerca de 2,5 bilhões de pessoas, viverá com algum grau de perda auditiva em 2050. A previsão é do primeiro Relatório Mundial sobre Audição lançado pela Organização Mundial da Saúde, OMS. O estudo, divulgado esta terça-feira (02/03), estima que sem medidas para prevenir e tratar este tipo de perda, pelo menos 700 milhões de pessoas precisarão de acesso a cuidados auditivos e outros serviços de reabilitação.  
  • 19/02/2021 - A fim de difundir informações de boa qualidade, atualizadas e relevantes sobre a atual pandemia que estamos enfrentando, resolvemos criar esse espaço específico, que servirá de repositório dinâmico de informações em nosso website. Haverá material em português, inglês e espanhol. Aproveite, mande sugestões e divulgue!
  • 19/02/2021 - Secretário-geral disse ao Conselho de Segurança que apenas 10 países administraram 75% de todas as vacinas contra a Covid-19; mais de 130 nações não receberam uma única dose; Unicef pede pausa humunitária durante campanha de imunização.
  • 01/02/2021 - OMS propõe metas com aspectos inovadores para combater 20 doenças que afetam mais de 1 bilhão de pessoas pobres em áreas com escassez de água, potável saneamento básico e serviços de saúde; ação quer reduzir dengue, leishmaniose e outras doenças em até 75%. O Plano “Acabando com a Negligência para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” visa acelerar ações e programas até 2030. Entre eles, a redução dos custos dos cuidados de saúde e melhorias na eficiência do tratamento.

Páginas