Cidadãos de todo o mundo afirmam confiança na cooperação internacional
"A consulta global da ONU75 mostrou que 97% dos entrevistados apóiam a cooperação internacional para enfrentar os desafios globais", disse Guterres sobre os resultados.
“Isso representa um compromisso muito forte com o multilateralismo e com a missão das Nações Unidas. Cabe agora a nós, os Estados membros e a Secretaria da ONU, atender às expectativas das pessoas a quem servimos ”, acrescentou.
Unidade entre grupos e regiões
Ao anunciar as descobertas no Escritório da ONU em Genebra na sexta-feira, Fabrizio Hochschild, Conselheiro Especial do Secretário-Geral na comemoração do 75º aniversário da ONU, disse que, juntamente com as negociações e pesquisas da ONU75, metodologias inovadoras e análise de inteligência artificial para medir o mundo. opinião, mesmo nas redes sociais e tradicionais.
Além disso, duas pesquisas independentes foram encomendadas em torno das mesmas questões para ter uma "verificação da realidade" e os resultados foram surpreendentes, ele continuou.
A unidade, entre gerações, regiões, grupos de renda e níveis de educação, foi um desses resultados surpreendentes, observou o Sr. Hochschild, explicando que as opiniões eram unidas quando se tratava das esperanças e temores das pessoas em relação ao futuro. e suas expectativas de cooperação internacional.
Nas prioridades imediatas pós-COVID-19, o mundo está unido no desejo de um acesso muito melhor a serviços básicos acessíveis, cuidados de saúde, educação de qualidade, água e saneamento, e o mundo está buscando uma solidariedade muito maior com as comunidades e locais mais afetados. adicionado.
Lançado para marcar o 75º aniversário da Organização, o exercício foi o esforço mais ambicioso da ONU até o momento para coletar informações do público global e a maior pesquisa sobre as prioridades de recuperação da pandemia COVID-19.
Desafios de longo prazo
Da mesma forma, enquanto as pessoas esperam que o acesso aos serviços de saúde melhore nos próximos 25 anos, os entrevistados de todas as regiões identificaram as mudanças climáticas e as questões ambientais como o principal desafio global de longo prazo.
Outras prioridades de longo prazo variam de acordo com os níveis de renda, mas incluem uma preocupação crescente com oportunidades de emprego, respeito pelos direitos humanos e redução de conflitos.
Os entrevistados em países com maior desenvolvimento humano tenderam a dar a maior prioridade ao meio ambiente e aos direitos humanos, aqueles em países com menor desenvolvimento humano tenderam a dar a maior prioridade a menos conflitos e à satisfação de necessidades básicas, como emprego, saúde e educação.
O papel da ONU
Muitos dos entrevistados também esperavam que as Nações Unidas liderassem a cooperação internacional para enfrentar os desafios globais imediatos e de longo prazo, mostraram os resultados, e muitos também desejam que a Organização inove, seja mais inclusiva, engajada, responsável e eficaz.
Em pesquisas e diálogos da ONU75 realizados em todo o mundo, os participantes apelaram à ONU por liderança moral; o Conselho de Segurança mais reformado, representativo e ágil; e um sistema das Nações Unidas inclusivo e participativo, com uma melhor compreensão do trabalho da Organização entre os cidadãos de todo o mundo e dando mais atenção às necessidades das pessoas.