Você está aqui

Publicado em: 19/04/2022

Declaração da décima primeira reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional sobre a Doença Pandêmica do Coronavírus (Covid-19)

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Em sua décima primeira reunião em 11 de abril de 2022, o Comitê de Emergência convocado pelo Diretor-Geral da OMS sob o Regulamento Sanitário Internacional (2005) (IHR) sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19) concordou unanimemente que a pandemia do Covid-19 continua sendo um evento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde de grupos populacionais em todo o mundo, acarreta um risco de propagação internacional e interferência no tráfego internacional, e requer uma resposta internacional coordenada.

O Comitê sublinhou a importância de os Estados Partes se prepararem para cenários futuros com a assistência da OMS e continuarem a utilizar de forma robusta ferramentas essenciais (tais como vacinas, tratamentos e diagnósticos). O Comitê concordou que a pandemia Covid-19 continua sendo uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC) e ofereceu seu conselho ao Diretor-Geral.

O Diretor Geral declarou que a pandemia Covid-19 continua a constituir um PHEIC. Ele aceitou o parecer do Comitê e o encaminhou aos Estados Partes como recomendações temporárias no âmbito do RSI.

O Comitê de Emergência se reunirá novamente em três meses ou mais cedo, a critério do Diretor-Geral. O Diretor-Geral agradeceu ao Comitê por seu trabalho.

Para ler todas as recomendações do Comitê em inglês, vá para: Declaração sobre a décima primeira reunião do Regulamento Sanitário Internacional (2005) Comitê de Emergência sobre a doença coronavírus (Covid-19) pandêmica (who.int)