Você está aqui

Publicado em: 16/05/2023

Declarado fim da emergência pública de Mpox

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU News

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta-feira que o surto do vírus mpox em vários países, que começou há cerca de um ano, não era mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Tedros Adhanom Ghebreyesus falou a jornalistas em Genebra, um dia depois que o comitê de emergência que fez a recomendação de emergência em julho passado aconselhou o diretor-geral a declará-la encerrada.

'Desafios significativos' permanecem

“No entanto, como no caso do Covid-19 , isso não significa que o trabalho acabou. A Mpox continua a representar desafios significativos de saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, alertou Tedros.

Ele disse que houve mais de 87.000 casos e 140 mortes em todo o mundo relatadas à OMS , de 111 países diferentes.

O vírus, originalmente conhecido como Monkey Pox, se espalha através do contato direto com fluidos corporais e causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus na pele.

Em julho passado, estava se espalhando rapidamente, mas Tedros disse que a OMS “foi muito encorajada pela resposta rápida dos países. Agora vemos um progresso constante no controle do surto com base nas lições do HIV e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades mais afetadas”.

Queda de 90% nos casos

Cerca de 90% menos casos foram relatados nos últimos três meses, em comparação com os três anteriores.

Desde o início do surto internacional da doença que circula desde 1970 e ocorreu principalmente em áreas de floresta tropical da África Central e Ocidental, a OMS destacou que a maioria dos infectados se recupera sem tratamento em apenas algumas semanas.

Ele elogiou o trabalho de grupos comunitários e autoridades de saúde pública, dizendo que seu trabalho foi “ crítico para informar as pessoas sobre os riscos da mpox, encorajar e apoiar mudanças de comportamento e defender o acesso a testes, vacinas e tratamentos para aqueles mais necessitados .”

Os casos do vírus se concentraram entre homens que fazem sexo com homens, especialmente aqueles com múltiplas parceiras sexuais.

Reação evitada

Tedros observou que, embora o estigma tenha sido uma preocupação motriz na gestão da epidemia de mpox e continue a dificultar o acesso aos cuidados, “a temida reação contra as comunidades mais afetadas não se materializou em grande parte . Por isso, somos gratos.”

Ele disse que, apesar da tendência de queda nos casos, o vírus continua afetando todas as regiões, incluindo a África, onde a transmissão “ainda não é bem compreendida”.

Existe um risco particular associado àqueles que vivem com infecções por HIV não tratadas, acrescentou ele, pedindo aos países que mantenham a capacidade de teste e estejam prontos para responder prontamente se os casos aumentarem novamente. 

“ Recomenda-se a integração da prevenção e cuidados com a mpox nos programas de saúde existentes , para permitir o acesso contínuo aos cuidados e uma resposta rápida para lidar com futuros surtos.”

A OMS continuará a trabalhar para apoiar o acesso a contramedidas à medida que mais informações sobre a eficácia das intervenções estiverem disponíveis.

O vice-presidente do Comitê de Emergência, professor Nicola Low, disse que é necessário mudar agora das medidas de emergência para o gerenciamento dos riscos de longo prazo para a saúde pública da mpox, semelhantes aos programas nacionais de vigilância existentes para infecções como o HIV.

Observe o ressurgimento

“Embora as emergências de mpox e Covid-19 tenham terminado, a ameaça de ondas ressurgentes permanece para ambos ”, disse Tedros.

“Ambos os vírus continuam a circular e ambos continuam a matar .

E enquanto duas emergências de saúde pública terminaram na semana passada, todos os dias a OMS continua respondendo a mais de 50 emergências em todo o mundo .”

Saúde, frente e centro
Tedros disse que, à medida que a ONU se aproxima da próxima Assembleia Mundial da Saúde e de três reuniões de alto nível sobre preparação para pandemias, tuberculose e cobertura universal de saúde , há muitos desafios pela frente, mas também oportunidades sem precedentes.

Se compromissos reais puderem ser feitos, benefícios reais poderão resultar, “para as gerações vindouras”.

Cada reunião será uma oportunidade para catalisar o compromisso político para impulsionar o progresso e gerar ações concretas e recursos financeiros, continuou.

“Investir na ampliação do acesso à prevenção, testagem, tratamento, vacinas e pesquisas para TB; fortalecer as defesas do mundo contra pandemias ; e fortalecer os sistemas de saúde, especialmente os de atenção primária , para que ninguém perca os cuidados de que precisa por quem é, onde mora ou quanto ganha”.