Você está aqui

Publicado em: 29/02/2016

Diretora da OMS elogiou os sistemas de saúde do Brasil e da Colômbia no combate ao Zika

imprimirimprimir 
  • Facebook
Isags

Na conferência de imprensa que encerrou a exaustiva agenda da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde no Brasil, ela descreveu emocionada a sua visita ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). “O que encontrei ali foram mães dedicadas aos seus filhos e profissionais de saúde fazendo todos os esforços para ajudá-los”, revelou. Junto ao ministro de Saúde brasileiro Marcelo de Castro e a diretora da Organização Pan-americana de Saúde Carissa Etienne, Chan se apresentou aos jornalistas de todo o mundo depois de conhecer a instituição que lidera os esforços do país contra a ameaça do vírus Zika, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na ocasião, Chan e Etienne elogiaram a mobilização de todas as esferas do governo brasileiro, acrescentando que o mundo deve ao Sistema Único de Saúde do país pela rapidez e transparência com as quais foram comunicados tantos os casos de zika quanto o aumento considerável nos casos de microcefalia. “Estão fazendo um trabalho excelente” afirmou, ressaltando os pontos fortes da região diante da crise epidemiológica. “A Colômbia, por exemplo, que tem um sistema de saúde muito forte, já está estudando amostras de mulheres grávidas que contraíram zika”.

Perguntada repetidas vezes sobre a polêmica em torno da associação do vírus zika com doenças neurológicas, Chan reafirmou que as evidências apontam para esse lado e que ninguém deve se surpreender “se começarem a ser notificados casos de microcefalia em outras regiões do Brasil e em outros países”. Segundo ela, a situação pode se agravar a curto prazo.

Sobre as Olimpíadas, minimizou as preocupações, e a ideia foi reforçada pelo ministro brasileiro. “A tendência é que a população do Aedes Aegypti cresça até abril, mas que comece a diminuir em maio, até o seu nível mais baixo em agosto, quando o evento será realizado”, acrescentou o ministro Castro.

Chan ofereceu todo o apoio da OMS aos países sul-americanos no combate à zika e afirmou que nas próximas semanas se dedicará a arrecadar fundos para implementar o Quadro Estratégico de Resposta e o Plano de Operações Conjuntas, lançado este mês.