Você está aqui

Publicado em: 25/02/2016

Diretoras da Opas e OMS se reuniram com Dilma Rousseff para falar sobre a resposta à Zika

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan e a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne F., reuniu-se ontem com a presidente Dilma Rouseff e as autoridades brasileiras para conhecer as ações tomadas pelo Brasil em resposta à infecção pelo vírus da Zika.

Em uma conferência da imprensa posterior,  Margaret Chan disse nunca ter visto uma grande mobilização na comunidade e em um país, liderado pela presidente Dilma Rousseff e envolvendo todos os setores da sociedade. A diretora geral da OMS afirmou que o governo brasileiro tem sido muito transparente ao compartilhar informações com a OMS, a qual pode trabalhar a respeito desta questão em conjunto com o resto do mundo. Chan também elogiou "a velocidade, confiabilidade e valor que o país está a tomar para enfrentar este desafio."

A diretora geral também destacou a importância do controle da população de Aedes aegypti, o transmissor Zika, dengue e chikungunya. "Dois terços dos mosquitos crescem em lares. Por isso, cada família, cada membro da comunidade tem um papel a desempenhar nesta luta. Precisamos todos trabalhar em conjunto com o governo."

O Brasil, com o apoio da Opas/OMS, está trabalhando constantemente para se certificar que ficar no país durante os Jogos Olímpicos, em agosto deste ano, é seguro em termos de saúde para os atletas e visitantes.

"O vírus Zika é muito teimoso, resistente e difícil. (...) No entanto, o compromisso do governo, chefiado pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, é admirável. Estamos aqui para apoiá-los, para que possamos embarcar juntos nesta viagem. Com base no que eu vi e ouvi hoje, o mosquito é resistente, mas não pode vencer o Brasil ", disse ela.

Etienne e Chan participaram de uma reunião no Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenad), com os Ministros da Saúde, da Integração Nacional, Defesa, Relações Exteriores, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e a Secretaria de Governo Presidencial da República, em conjunto com o secretário executivo do Ministério da Educação.

Ambas os diretoras visitaram hoje o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), um centro de pesquisa clínica do Centro Nacional de Referência para os Programas de Saúde Materna e Infantil em Refice, Pernambuco.