Você está aqui

Publicado em: 03/10/2014

Fiocruz e Universidade Nova de Lisboa promovem cursos de extensão no Brasil, em Portugal e Cabo Verde

imprimirimprimir 
  • Facebook

Em uma iniciativa pioneira, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) vai oferecer, por meio de um convênio com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), cursos de extensão internacionais com atividades simultâneas em países de três continentes: Brasil, Portugal e, em um segundo momento, Cabo Verde. O projeto está inserido em um acordo de cooperação com a instituição portuguesa de ensino, firmado em 2010.

As duas primeiras turmas serão abertas no Rio de Janeiro e em Lisboa. No curso de extensão em História da Medicina Tropical, alunos do Brasil poderão assistir às aulas de professores da Fiocruz e da UNL por meio de seus computadores, tablets ou smartphones via webconferência pela Rede Nacional de Pesquisa-RNP. As inscrições podem ser feitas até 10 de outubro. É necessário enviar uma carta de intenção e o currículo para o e-mail secadoc@fiocruz.br.

No curso, serão analisadas as várias dimensões do percurso da medicina tropical ao longo dos séculos 19 e 20, numa perspectiva historiográfica. O objetivo é promover uma reflexão sobre o impacto nas ações de saúde pública dos novos conhecimentos acerca da etiologia, meios de transmissão, profilaxia e terapêutica das doenças tropicais nesse período. Os alunos terão contato com fontes de referência sobre a história da medicina tropical existente em acervos documentais, exposições e museus. As aulas acontecem de outubro a dezembro de 2014. Ao todo, serão oferecidas 10 vagas para alunos no Brasil.

O curso de extensão em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, que acontece entre outubro de 2014 e março de 2015, usará a mesma tecnologia, porém os alunos terão que participar das atividades presencialmente em salas de aula da Fiocruz. A atividade visa a qualificar profissionais e estudantes de diferentes formações para atuarem nas atividades de identificação, valorização, conservação, organização e difusão de acervos de instituições de ciências e saúde. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo endereço de e-mail até 20 de outubro. Dez vagas serão oferecidas no Brasil. O curso acontece outubro de 2014 a março de 2015.

“O projeto é o primeiro da Fiocruz a oferecer, em tempo real, cursos em três países de continentes diferentes. Isso significa vencer inúmeras barreiras, especialmente as relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como equipamentos e plataformas, à questão pedagógica e até mesmo ao fuso-horário”, afirmou a vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica, Magali Sá. “Para a COC é uma inovação que viabilizará novos projetos de construção e disseminação do conhecimento.”

Leia os editais dos cursos de extensão:

História da Medicina Tropical

Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

1 Comment

Páginas

Comentar