Você está aqui

Publicado em: 06/01/2016

Inscrições abertas para o programa da Opas, "Líderes na Saúde Internacional"

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OMS/Opas) está aceitando inscrições de profissionais de saúde pública com experiência administrativa ou executiva em questão de relações internacionais, saúde pública ou áreas relacionadas, para participar do Programa de Líderes em Saúde Internacional Edmundo Granda Ugalde (Plsi), até 15 de fevereiro de 2016.

Desde 2008, o programa formou mais de 300 líderes na região. A edição de 2016 terá início no final de abril, com uma duração de nove meses. Os candidatos selecionados irão participar de atividades virtuais de aprendizagem em coordenação com o escritório da Organização em seu país de origem, enquanto permanecerem em suas instituições. O programa, cujo espaço é limitado, termina com a apresentação de um projeto final.

O cenário atual de um mundo globalizado, somado à Agenda de Saúde das Américas 2008-2017 e à estratégia de saúde universal da Opas, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU e outros acordos regionais e internacionais, convocam para as ações intersetoriais e globais, de líderes preparados para enfrentar os desafios novos que levem em conta tratados e acordos bilaterais e multilaterais.

O programa impulsionado pela Opas/OMS tem como objetivo desenvolver recursos humanos para compreender o impacto das forças internacionais na saúde, o que permitirá analisar, definir, defender e projetar efetivamente os interesses de saúde de seu país dentro desse contexto global complexo.

A Diplomacia em saúde, a cooperação internacional, a saúde universal, o desenvolvimento sustentável, a migração, a saúde nas fronteiras, as tensões e conflitos, as mudanças climáticas e as doenças não transmissíveis estarão entre os temas a serem discutidos durante o Plsi de 2016.

No fim do programa, os participantes terão construído e fortalecido os seus conhecimentos de análise ambiental, formulação de políticas e a tomada de decisões, negociação e defesa, gerenciamento de projetos e cooperação, produção e troca de conhecimento e comunicação.

Para mais informações sobre os requisitos e o processo de inscrição, acesse www.paho.org/plsi2016.