Você está aqui

Publicado em: 30/01/2015

Internacionalização da produção científica é tema da revista Trabalho, Educação e Saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook
Portal Fiocruz

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) apresenta on-line o primeiro fascículo de 2015 da Revista Trabalho, Educação e Saúde. A edição entra no debate sobre a internacionalização da produção científica brasileira, acenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Scielo.

No editorial, as autoras ponderam sobre os desdobramentos que a estratégia poderia ter, sobretudo quanto a investigações que dão ênfase a questões locais. “Cabe então pensar se, ao adotar esse formato de internacionalização, não estaríamos reincidindo em um processo de subordinação, de benefícios incertos, que nos desviaria da construção de autonomia e do aprofundamento do sentido social da nossa produção científica”, alertam.

A edição traz ainda artigos originais sobre atenção primária da Opas nos anos 2000, modelos de gestão do trabalho no setor público de saúde, políticas educacionais em saúde, ACS, visita domiciliar como estratégia de aproximação da realidade social e política nacional de humanização em hospitais públicos.

Leia a revista.

2 Comentários

Páginas