Você está aqui

Publicado em: 16/01/2024

Internações por Covid-19 aumentaram 62% em dezembro

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU

Nesta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde, OMS, apresentou uma atualização sobre a circulação do vírus causador da Covid-19 e outros patógenos respiratórios, destacando a preocupação com aumento de casos graves.

De acordo com a diretora de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, Maria Van Kerkhove, houve um aumento de 42% em hospitalizações e de 62% em internações em Unidades de Terapia Intensiva entre novembro e dezembro de 2023.

Milhares de pessoas hospitalizadas

A especialista afirmou que, devido a temporada de férias e as festividades da virada do ano, os números podem subir ainda mais em janeiro. Ela lamentou a falta de dados sobre a doença, indicando que os números de hospitalização vêm de apenas 29 países e os de internação de 21 países.

Maria Van Kerkhove disse que a falta de notificação pelos governos gera “pouca visibilidade sobre o impacto”, mas afirmou que neste número limitado de países “há centenas de milhares de pessoas hospitalizadas neste momento”.

Ela disse que a circulação real do vírus Sars-Cov2 é algo entre 2 e 19 vezes maior do que o relatado e o grande desafio é o fato dele continuar evoluindo na medida em que segue “circulando desenfreadamente”.

Principais variantes

Existem basicamente dois grupos de vírus que circulam atualmente, as sub-linhagens XB, que estão em queda, e as linhagens BA.2.86, que estão aumentando, especialmente a variante JN.1, que representa 57% dos casos atuais. Não há ainda nenhuma indicação de que esta variante esteja associada a uma maior gravidade.

A representante da OMS afirmou que os níveis de impacto não se comparam aos observados no pico da pandemia em 2021, 2022 e mesmo no início de 2023, mas lembrou que a doença continua sendo uma ameaça de saúde pública.

Mesmo tendo reduzido drasticamente, cerca de 10 mil mortes ainda ocorrem todo mês. A informação leva em conta dados de apenas 50 países. De todos os óbitos registrados em dezembro de 2023, metade deles ocorreu nos Estados Unidos.

Circulação simultânea com gripe e pneumonia

Além disso, Maria Van Kerkhove citou estimativas recentes que sugerem que 6% das infecções sintomáticas resultarão em condições pós-Covid, que podem afetar vários órgãos.

Outra preocupação sinalizada pela diretora de Preparação e Prevenção da OMS é a circulação simultânea da Covid e outros patógenos respiratórios. nesta temporada de inverno, especialmente no hemisfério norte.

Isso inclui a gripe, o vírus rsv, o rinovírus, e uma série de bactérias como a pneumonia por mycoplasma, que ocorre em ciclos de 4 a 5 anos e afeta especialmente crianças em idade escolar.

A especialista afirmou que “o fardo evitável da Covid-19 está aumentando o fardo de outras doenças respiratórias”.

Legado do combate à Covid-19

Por isso, ela defendeu que mesmo diante de um impacto reduzido da Covid-19 é preciso evitar a propagação da doença com exames adequados, uso de antivirais, atendimento clínico e vacinação.

A OMS está trabalhando com os governos para garantir que o legado do combate à Covid-19 no fortalecimento dos sistemas de vigilância, da proteção comunitária e do controle da prevenção de infecções seja mantido para lidar com as ameaças atuais e futuras.

Até o final de 2023, foram registradas mais de 7 milhões de mortes por Covid-19.