Você está aqui

Publicado em: 01/07/2014

Livro sobre citopatologia publicado no Brasil contribui para a formação de técnicos na Guiné-Bissau

imprimirimprimir 
  • Facebook
Raphael Peixoto

O livro ‘Sessão de casos ginecológicos’, organizado por Simone Maia Evaristo e lançado no final de 2012 pelo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), foi utilizado em um curso de aperfeiçoamento de citotecnicos em Guiné-Bissau. O curso, que teve 12 dias de duração, foi oferecido pela ONG espanhola Mujer y Madre no contexto de uma campanha de luta contra o câncer de colo uterino que a organização promoveu em junho naquele país.

Por conta da campanha, profissionais que atuam na área de citotecnologia puderam dar continuidade a sua formação, contando com o apoio de especialista em anatomia patológica, que ministrou as aulas, as lâminas coletadas durante a campanha para análise prática e os livros ‘Sessão de casos ginecológicos’ e ‘El sistema Bethesda para informar La citologia cervical’ como base teórica.

Segundo Simone, que é docente do curso de formação de técnicos em Citopatologia do INCA e presidente da Associação Nacional de Citotecnologia, o livro que tem fins didáticos procura “reproduzir as técnicas laboratoriais e mostrar a prática da atuação dos citotecnologistas” que encontravam escassez de literatura sobre o assunto e não viam suas práticas representadas tão bem em outros materiais. “É muito legal ver o fruto do trabalho dos citotécnicos do INCA sendo tão útil na especialização de profissionais da área no Brasil e em outros países”.

Para o técnico guineense Hipólito Pereira (na foto), que participou do curso, o livro contribuiu muito durante a formação. “Nas primeiras quatro manhãs, estudamos a teoria utilizando o livro ‘El sistema Bethesda para informar la citologia cervical’. As outras oito aulas matinais tiveram como base o livro publicado no Brasil, no qual estudamos os casos clínicos nº1, 2, 3, 4, 5, 9 e 10, além de analisarmos imagens de lesão intraepitelial escamosa de alto grau”, explicou, aproveitando para agradecer a todos que “contribuíram direta ou indiretamente na elaboração do material”. De acordo com ele, a campanha e a organização do curso são apenas os passos iniciais de uma ação mais ampla, que envolve, inclusive, o apoio da ONG espanhola para a montagem de um laboratório de citotecnologia que possa ser integrado ao sistema de saúde do país.

O livro, cujo objetivo é servir de apoio ao trabalho e à formação dos técnicos em citopatologia, busca compartilhar experiências da prática clínica, traduzindo os conceitos clínicos e a terminologia vigente em exemplos, de forma a permitir que o citotécnico possa fazer o melhor uso dos critérios em um laudo técnico na área da citotecnologia, já foi lançado em português e espanhol e está disponível gratuitamente na internet.

Confira também à entrevista de Simone Maia Evaristo a revista 'Rede Câncer'.

1 Comment

Prezado,

Prezado, Pergunto como é possível a obtenção do livro ‘Sessão de casos ginecológicos’ impresso. Aguardo retorno, ailsonfarme@gmail.com

Páginas

Comentar