Você está aqui

Publicado em: 21/01/2016

Metade da população enfrenta fome na República Centro-Africana

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU

Uma nova avaliação feita pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e seus parceiros, revelaram que metade da população da República Centro-Africana, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão enfrentando a fome.

A figura dobra o número de pessoas com fome em comparação com a mesma data de um ano atrás, um número elevado para a população do país africano, onde a insegurança ainda prevalece, limitando o acesso e disponibilidade de alimentos. A pesquisa mostra que um em cada seis mulheres, homens e crianças sofre de insegurança alimentar forte ou extrema, enquanto um em cada três sofre insegurança alimentar moderada ou incerta sobre quando poderá voltar a comer.

O Diretor Nacional Adjunto da PMA na República Centro-Africana, Guy Adoua, disse que os três anos de crise desferiram um duro golpe para o povo desse país: as famílias foram forçadas a vender seus pertences, levar as crianças para fora da escola e recorrer às esmolas nas ruas. "Essas pessoas perderam tudo", disse Adoua. O relatório observou que a colheita da temporada 2014-2015 era pobre e os preços dos alimentos continuarem elevados. Os agricultores não podiam manter seus campos por causa da insegurança no país e milhares foram obrigados a fugir de suas casas e abandonar suas terras.

O programa da ONU precisa de US$41 milhões para responder até o final de junho as necessidades urgentes desse país e dos países vizinhos que acolhem refugiados. Em dezembro, o PAM forneceu alimentos a cerca de 400 mil pessoas e continua a fornecer alimentos para os mais vulneráveis.