Você está aqui

Publicado em: 15/02/2016

As mulheres no contexto da microcefalia e do Zika vírus

imprimirimprimir 
  • Facebook
Unfpa/OMS

O Fundo das Nações Unidas Para a População (Unfpa) está monitorando de perto o surto do vírus Zika e advertindo sobre seus efeitos potencialmente negativos para a saúde das mulheres e bebês, particularmente na América Latina. Estamos também acompanhando atentamente a sua possível disseminação em outras regiões.

O Unfpa continuará a liderar os esforços para promover a informação geral sobre o vírus e o planejamento familiar voluntário. Dados os relatos dos casos de transmissão do vírus Zika através do contato sexual, o papel do Unfpa como agência líder em saúde reprodutiva e materna, e o maior fornecedor de produtos de planejamento familiar do setor público, é cada vez mais pertinente.

Mulheres e meninas devem ser capazes de tomar decisões a respeito da sua saúde reprodutiva e de proteger a si e seus bebês, caso decidam engravidar. O Unfpa continuará trabalhando com os países em todo o mundo para expandir o acesso à informação e à ampla gama de produtos de planejamento familiar, incluindo preservativos, para que as mulheres possam se proteger e tomar decisões bem informadas.

A OMS publicou, recentemente, o informe Women in the context of microcephaly and Zika virus disease, que orienta mulheres e adolescentes a se informarem a respeito da doença.

As mulheres grávidas devem se preocupar com o Zika vírus?

Embora os sintomas associados ao Zika sejam geralmente leves, uma possível associação foi observada entre o aumento anormal de casos Zika e casos de microcefalia no Brasil desde 2015.

Como as mulheres podem se proteger da infecção do Zika?

Mulheres grávidas ou que planejam engravidar devem tomar os seguintes cuidados extras para protegerem-se das picadas do mosquito que transmite a Zika:

• usar repelentes, que podem ser aplicados na pele exposta ou coberta e devem conter DEET. Os repelentes devem ser usados de acordo com as instruções do rótulo. Eles são seguros para o uso de mulheres grávidas;
• usar roupas (preferencialmente de cores claras), que cubram o máximo do corpo possível;
• usar barreiras físicas, como telas, portas e janelas fechadas;
• dormir sob mosquiteiros, especialmente durante o dia, quando os mosquitos Aedes estão mais ativos;
• identificar e eliminar locais de reprodução de mosquitos em potencial, esvaziando, limpando ou cobrindo os recipientes que podem conter até mesmo as menores quantidades de água, como baldes, vasos de flores e pneus.

Relatórios afirmaram que o Zika vírus pode ser transmitido através de relações sexuais. Isso é correto? E se for, como pode ser evitado?

A Zika foi encontrada no sêmen humano e nenhum estudo de pesquisa descreveu algum caso em que a Zika tenha sido transmitida de uma pessoa para a outra através do contato sexual. Contudo, é necessário que haja mais evidências para confirmar se o sexo geralmente transmite o vírus.

Até onde se sabe, todos os homens e mulheres que vivem ou retornam de uma área na qual o Zika Vírus está presente - especialmente as mulheres grávidas e seus parceiros -, devem ser consultados sobre os potenciais de risco de transmissão sexual e assegurar práticas sexuais mais seguras, que incluem o uso correto e consistente dos preservativos, um dos métodos mais eficazes de proteção contra todas as infecções sexualmente transmissíveis.

As mulheres grávidas podem viajar para áreas em que o Zika vírus está presente?

A OMS não fez restrição de viagens relacionadas ao vírus da Zika. Mulheres grávidas devem determinar o nível de risco que desejam arriscar em relação ao vírus e planejar conforme as chances. Em particular, elas devem:

• informar-se sobre o Zika Vírus e outras doenças transmitidas por mosquitos;
• proteger-se das picadas de mosquito;
• consultarem um médico ou as autoridades de saúde locais caso viajem para uma área em que o vírus está presente;
• mencionar seu planejamento de viagem durante as consultas de pré-natal;
• consultar seu médico para acompanhar de perto a gravidez após o regresso da viagem.

O que as mulheres grávidas devem fazer se contraírem o vírus?

Mulheres grávidas infectadas pelo Zika Vírus devem procurar aconselhamento e cuidados pré-natais de um médico. As recomendações da OMS sobre este tema estão em desenvolvimento.

As mulheres podem transmitir o vírus Zika para seus fetos durante a gravidez ou o parto?

A infecção pelo vírus Zika perto do parto pode, potencialmente, ser transmitida durante o parto, embora isso não tenha sido comprovado. As mulheres grávidas em geral, incluindo aquelas que desenvolvem sintomas de infecção pelo vírus Zika, devem ver o seu médico para acompanhar de perto a sua gravidez.

Mães com infecção do Zika podem amamentar seus bebês?

O vírus Zika foi detectado no leite materno, mas não há atualmente nenhuma evidência de que o vírus é transmitido aos bebês através da amamentação. As recomendações atuais de amamentação que permanecem válidas, nomeadamente á amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida.

O que as mulheres devem fazer se eles desejam adiar a gravidez por se preocuparem com a microcefalia?

• Se e quando engravidar deve ser uma decisão pessoal, com base numa informação completa e acesso a serviços de saúde acessíveis de qualidade;
• as mulheres que querem adiar a gravidez devem ter acesso a uma ampla gama de opções de contracepção reversíveis, de longa ou curta duração de ação. Elas também devem ser aconselhadas sobre a dupla proteção contra infecções sexualmente transmissíveis fornecidas pelos preservativos;
• não há problemas de segurança conhecidos sobre o uso de quaisquer métodos anticoncepcionais hormonais ou de barreira para as mulheres ou adolescentes em risco de vírus Zika, mulheres com diagnóstico de infecção pelo vírus Zika, ou mulheres e adolescentes em tratamento para a infecção pelo vírus Zika.

O que as mulheres grávidas devem fazer caso queiram interromper a gravidez, devido ao medo da microcefalia?

• A maioria das mulheres em áreas afetadas pelo Zika dará à luz crianças normais;
• a ultrassonografia precoce não prevê com segurança a microcefalia, exceto em casos extremos;
• mulheres que desejam interromper a gravidez devido a um medo de microcefalia devem ter acesso a serviços de aborto seguro em toda a extensão da lei. Eles devem consultar um profissional de saúde para obter informações precisas sobre a obtenção de serviços de aborto seguro;
• em países com acesso restrito e/ou disponibilidade limitada de aborto seguro, as mulheres devem receber informações precisas e aconselhamento sobre as suas opções, incluindo informações sobre a redução de danos do aborto inseguro e acesso ao tratamento para complicações posteriores.

O que as mulheres devem fazer se elas forem expostas ao sexo desprotegido, mas não desejam engravidar por causa de um medo de infecção com Zika?

Todas as mulheres e adolescentes devem ter fácil acesso à contracepção de emergência, incluindo informações e aconselhamento precisos, bem como métodos acessíveis.

Fotos/Ilustrações: 

EPA/F. Bizerra