No Dia Internacional da Enfermagem, OPAS alerta para declínio drástico de pessoas graduadas em enfermagem
Este declínio drástico representa uma ameaça significativa à sustentabilidade da profissão na Região, onde 40% dos países já têm menos do que a recomendação da OMS, de 30 enfermeiros por 10 mil habitantes, com uma escassez projetada de 200 mil enfermeiros para as Américas.
Atualmente, existem 7,4 milhões de profissionais de enfermagem nas Américas, que representam 63% da força de trabalho em saúde da Região.
“Profissionais de enfermagem são um pilar fundamental dos sistemas e serviços de saúde”, afirmou o diretor da OPAS em uma mensagem para o Dia Internacional da Enfermagem. “Eles constituem a maioria da força de trabalho em saúde e são essenciais para as equipes de saúde interprofissionais.”
O relatório mostra um padrão persistente de desigualdade na disponibilidade, distribuição, capacidade educacional e condições de trabalho das enfermeiras e enfermeiros na Região. Questões como condições de trabalho inadequadas, incluindo a ausência de políticas específicas sobre a jornada de trabalho da equipe de enfermagem, a precariedade do emprego e a ausência de programas de saúde mental e bem-estar não afetam apenas a retenção e a qualidade dos profissionais, mas também impactam o atendimento e os resultados dos pacientes, o funcionamento do sistema de saúde e o acesso.
Para enfrentar essa questão, o relatório recomenda que os países garantam investimentos de longo prazo em enfermagem para apoiar a expansão da educação, garantir a proteção da força de trabalho e melhorar as condições de trabalho.
“Investir em condições de trabalho adequadas, por meio de políticas e programas que garantam o bem-estar e a saúde mental dos profissionais de enfermagem, é crucial para sua retenção”, disse Barbosa. “Também é necessário reconhecer o valor da profissão para torná-la mais atraente para os jovens.”
Garantir a inclusão de profissionais de enfermagem no desenvolvimento e na implementação de políticas de saúde também é fundamental para o avanço dos marcos regulatórios, da educação e das condições de trabalho.
“Juntos, podemos construir uma força de trabalho de enfermagem sustentável para a nossa Região. A todos os profissionais de enfermagem: obrigado por seu trabalho e compromisso com a saúde das nossas comunidades”, concluiu o diretor da OPAS.
A OPAS continua trabalhando com os países da Região no desenvolvimento de políticas e planos de formação e retenção da força de trabalho em saúde. A Organização também fortalece a capacidade da força de trabalho em saúde regional por meio do Campus Virtual de Saúde Pública e colabora com os países no desenvolvimento de competências do corpo docente e no fortalecimento da educação por meio da padronização dos currículos.
Dia Internacional da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em todo o mundo todo dia 12 de maio, aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.
Para comemorar a data, a OPAS realizará um webinar no dia 13 de maio, “Enfermagem nas Américas: evidências e estratégias para uma força de trabalho sustentável”, que terá tradução simultânea ao português. O objetivo é reunir os países para discutir o uso de evidências e informações sobre ações estratégicas para fortalecer a enfermagem e garantir uma força de trabalho sustentável para a Região das Américas.
O webinar é baseado nas diretrizes estratégicas contidas na Política da OPAS sobre a Força de Trabalho em Saúde 2030: Fortalecimento dos Recursos Humanos em Saúde para Alcançar Sistemas de Saúde Resilientes. Mais informações sobre o evento aqui.