Você está aqui

Publicado em: 19/04/2023

Nova parceria transatlântica busca abordar prioridades e desafios globais de saúde após a pandemia

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Um acordo assinado entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS/Europa) e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) procura melhorar a colaboração transatlântica para fortalecer os sistemas de saúde e alcançar a equidade na saúde em um contexto pós-pandêmico.

A pandemia do COVID-19 mostrou que uma emergência de saúde que afeta um canto do mundo pode se espalhar rapidamente para outras regiões, paralisando até mesmo os sistemas de saúde mais fortes, expondo vulnerabilidades como desigualdade social e desigualdade na saúde e ameaçando a segurança global da saúde.

Juntos, a OPAS, a OMS/Europa e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA trabalham em mais de 85 países nas Américas e na região da Europa. O Acordo Estrutural de Colaboração permitirá que eles enfrentem melhor os futuros desafios e prioridades de saúde nos próximos anos.

A parceria consolidará a colaboração em várias áreas, incluindo:

  • Fortalecer a arquitetura global de saúde para que ela cumpra seu propósito.
  • Fortalecer a preparação para emergências, incluindo a preparação para pandemias.
  • Melhorar a produção de vacinas por meio de parcerias público-privadas.
  • Combater a desinformação relacionada à saúde e cuidados.
  • Apoiar a força de trabalho em saúde por meio de integração e treinamento.
  • Apoiar a saúde das populações indígenas.
  • Integrar o princípio One Health na formulação de políticas em todos os países e regiões.
  • Melhorar a detecção e resposta à resistência antimicrobiana.
  • Fortalecer a vigilância de patógenos preocupantes.
  • Coordenar a saúde de refugiados e migrantes por meio do fortalecimento dos sistemas de saúde fronteiriços, entre outras ações.

"Parcerias transatlânticas de saúde anteriores se concentraram principalmente no apoio ao mundo em desenvolvimento em áreas como vacinas e cobertura universal de saúde", disse o Dr. Jarbas Barbosa, Diretor da OPAS, que também atua como escritório regional da OMS para as Américas.

"Mas as lições aprendidas com a pandemia do COVID-19 mostraram que, sem colaboração baseada em equidade, o impacto nos sistemas de saúde em todo o mundo é enorme. Este novo acordo nos permitirá construir laços transatlânticos existentes e formar novas redes para atender às necessidades necessidades de saúde das pessoas nas Américas e na Europa, agora e no futuro", disse ele.

Para o Dr. Hans Henri P. Kluge, Diretor Regional da OMS para a Europa, "enfrentamos inúmeros desafios de saúde comuns nas Américas e na região europeia, desde o aquecimento global ao envelhecimento da população, de doenças não transmissíveis a patógenos novos e reemergentes, de resistência a antibióticos à cobertura universal de saúde.

"Simplesmente não conseguiremos enfrentar esses desafios sozinhos, e é por isso que essa parceria transatlântica é tão importante. Também compartilhamos a região do Ártico, lar de comunidades indígenas com necessidades de saúde únicas que podem se beneficiar dessa parceria. Com esse novo acordo, esperamos aprimorar nossa colaboração em todo o espectro da saúde e para o benefício de todos", disse Kluge.

Loyce Pace, secretária adjunta do Escritório de Assuntos Globais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, declarou: "Os Estados Unidos e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos agradecem por ter parceiros como a OMS/Europa e a OPAS, que trabalham incansavelmente para fornecer suprimentos e serviços de saúde que salvam vidas para comunidades em todo o mundo."

"Sabemos que os desafios globais que enfrentamos não serão resolvidos por um único país, mas pelo mundo unido e lutando pelo que é justo. Temos a oportunidade de traçar um caminho melhor, mais saudável e mais igualitário para todos. Por isso o O Departamento de Saúde e Serviços Humanos tem o orgulho de assinar esta parceria transatlântica com a OPAS e a OMS/Europa para promover a saúde global."