Você está aqui

Publicado em: 02/12/2022

OMS identifica patógenos que podem causar futuros surtos e pandemias

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU News

 

Doença X

A “Doença X” é incluída para indicar um patógeno desconhecido que pode causar uma grave epidemia internacional. Os especialistas devem recomendar uma lista de organismos que requerem mais pesquisas e investimentos.

O processo incluirá critérios científicos e de saúde pública, bem como aspectos relacionados ao impacto socioeconômico, acesso e equidade.

A lista foi publicada pela primeira vez em 2017 e o último exercício de priorização ocorreu em 2018.

Segundo a OMS, a lista atual inclui a Covid-19, febre hemorrágica da Crimeia-Cong, doença do vírus Ebola e doença do vírus Marburg. A lista inclui a febre de Lassa, síndrome respiratória do Oriente Médio e Síndrome Respiratória Aguda Grave, Nipah e doenças henipavirais, febre do Vale do Rift, Zika e Doença X.

O diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Michael Ryan, avalia que direcionar patógenos prioritários e famílias de vírus para pesquisa e desenvolvimento de medidas de combate são ações essenciais para uma resposta rápida e eficaz a epidemias e pandemias.

Para ele, sem investimentos significativos antes da pandemia de Covid-19, não teria sido possível desenvolver vacinas seguras e eficazes em tempo recorde

Prioridade de pesquisa

Para os patógenos identificados como prioritários, o plano de pesquisa e desenvolvimento da OMS para epidemias desenvolve roteiros que estabelecem lacunas de conhecimento e prioridades de pesquisa.

Também podem ser desenvolvidos perfis de produtos-alvo, que informam os desenvolvedores sobre as especificações desejadas para vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico.

Outros esforços são feitos para mapear, compilar e facilitar ensaios clínicos para desenvolver essas ferramentas. Ações para fortalecer a supervisão regulatória e ética também são considerados.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, explica que esta lista de patógenos prioritários se tornou “um ponto de referência” para a comunidade de pesquisa direcionar energias para gerenciar a próxima ameaça.

Ela adiciona que o desenvolvimento é feito em conjunto com especialistas da área para apontar uma direção comum para a comunidade de pesquisa global, como investir energia e fundos para desenvolver testes, tratamentos e vacinas.