Você está aqui

Publicado em: 07/01/2016

OMS promove a colaboração mundial para o combate de doenças não transmissíveis

imprimirimprimir 
  • Facebook
OMS

Em 2012, as doenças não transmissíveis (DNT), como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares, foram responsáveis por mais da metade de todas as mortes antes dos 70 anos. A grande maioria dessas mortes ocorreu em países de baixa e média renda. A OMS, através do seu Mecanismo Mundial de Coordenação de Doenças, desempenha um papel importante na promoção da ação entre os governos, nas organizações da sociedade civil e em outros atuantes que trabalham para melhorar a saúde através da prevenção e controle dessas doenças.

Esta matéria destaca como uma extensa série de organizações está trabalhando em Belize, Jamaica, Filipinas e Uganda como parte dos esforços da OMS para melhorar a cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e cooperação triangular na luta contra as doenças não transmissíveis.

Acesso ao diagnóstico do câncer do colo do útero.
O acesso ao diagnóstico do câncer do colo do útero, na comunidade do centro da cidade de Belize, é um desafio. Para superar isso, a Aliança de Saúde do Caribe, que trabalha com os governos e sociedades de câncer locais em Belize e Jamaica, está ajudando a melhorar a prevenção do câncer do colo do útero e o controle das mulheres vulneráveis e desfavorecidas. Através do apoio do Australian Direct Aid Programme e da Unesco, as organizações da sociedade civil de ambos os países têm ajudado a ampliar o alcance dos serviços públicos de saúde em comunidades, para melhorar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

Sobrevivente de câncer tornou-se ativista da comunidade.
Guellermina, sobrevivente do câncer, agora dirige a Sociedade do Câncer de Toledo, em Belize. O Ministro da Saúde apoia a colaboração entre a Aliança de Saúde do Caribe e a Sociedade do Câncer de Belize para educar, diagnosticar e atribuir um tratamento para as mulheres em risco do câncer do colo do útero que vivem em áreas remotas.

O controle do câncer e a prevenção.
Algumas mulheres sobrevivem ao câncer de mama, mas ainda temem uma recorrência. Com isso, esperam por um exame de acompanhamento organizado pela Sociedade do Câncer da Jamaica, em Stewart Mountain. A Sociedade trabalha em conjunto com o Governo da Jamaica e a Aliança de Saúde do Caribe para promover o controle e prevenção do câncer nas áreas pobres. Isso complementa os serviços do Ministério da Saúde em nível de cuidados primários do diagnóstico do câncer.

Saúde da Mulher.
O trabalho dos enfermeiros da Sociedade do Câncer da Jamaica faz parte de um programa de sensibilização da comunidade para testar as mulheres para o câncer do colo do útero, realizado em uma igreja local. Tais eventos são organizados em conjunto com as campanhas de educação de saúde pública através do rádio, televisão, imprensa e outros canais de mídia social.

Imposto sobre itens prejudiciais nas Filipinas.
O Governo aprovou sua Lei de Reforma da Taxa de Itens Prejudiciais (Sin Tax Reform) em 2012, em linha com os requisitos da Convenção do Controle do Fumo da OMS, para ajudar a reduzir o consumo do tabaco. O imposto tem como objetivo aumentar os preços do cigarro e fornecer um financiamento sustentável para os serviços de saúde das Filipinas. A OMS está avaliando a utilização de tais abordagens inovadoras de financiamento e recomendando formas e meios para encorajar os governos e atuantes não estatais para aumentar o financiamento das DNTs.

Sin Tax Reform financia a campanha de vacinação.
Um paciente visita o Centro de Saúde Rosario Reyes em Manila, nas Filipinas, para receber uma vacina gratuita contra a gripe, financiada através de receitas fiscais do fumo.

Desfile de Consciência das DNTs.
A Aliança de DNTs de Uganda leva um desfile a um subúrbio de Kampala para aumentar a conscientização da prevenção e controle de doenças não transmissíveis. A Aliança de DNTs de Uganda é financiada pela Aliança Dinamarquesa de DNTs e opera através de uma colaboração bem estabelecida com o Ministério da Saúde de Uganda. Um apoio adicional é fornecido pelo Fórum Parlamentar de Uganda, a OMS e outras ONGs governamentais. Através desta parceria, os interesses do paciente são defendidos, além de ser fornecido um melhor acesso aos cuidados.

Exercícios reduzem o risco de DNTs.
A sessão de um grupo de aeróbicas inicia uma campanha de consciência e diagnóstico de DNTs em Kampala, Uganda. Este evento que durou o dia todo foi organizado pela Aliança de DNTs de Uganda, para enfrentar a falta de consciência sobre a prevenção, sintomas e controle das doenças não transmissíveis.

Exames de diabetes.
A Associação de Diabetes de Uganda oferece exames de diabetes para os moradores em Kampala. Em 2010, o diabetes foi a única doença não transmissível que teve uma organização da sociedade civil no Uganda dedicada à sua prevenção, detecção e controle. Através da sua colaboração com a Aliança Dinamarquesa de DNTs, a Aliança de DNTs de Uganda agora tem 10 agências, nove mil membros e cerca de 150 trabalhadores voluntários do combate de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Fotos/Ilustrações: 

WHO/S. Bones