Você está aqui

Publicado em: 02/03/2016

OPAS: Especialistas se reúnem em Washington para discutir pesquisas sobre zika

imprimirimprimir 
  • Facebook
ONU

Pesquisadores de renome oriundos de diversas instituições-chave se reúnem nesta terça (1) e quarta-feira (2) na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington, para discutir o desenvolvimento de um programa de pesquisa sobre o surto do vírus zika e suas consequências.

Os especialistas analisarão e mapearão as lacunas no conhecimento científico sobre o vírus, como isso afeta as pessoas e o mosquito Aedes aegypti – vetor que transmite a doença –, bem como as implicações para a saúde pública no continente americano. As sessões incluirão um panorama global sobre a situação do zika.

Participam do encontro especialistas do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos EUA; da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Evandro Chagas, ambos do Brasil; da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Reino Unido; do Instituto Pasteur em Paris, Dacar e Caiena; e do Instituto Pedro Kourí, de Cuba.

Também participam pesquisadores e especialistas de instituições da Argentina, Colômbia, Canadá, México, Panamá, França, Polinésia Francesa, bem como de diversos países do Caribe.

O objetivo do encontro é discutir e resolver, na medida do possível, as questões de coordenação e de financiamento; ampliar as redes; promover programas transversais; aumentar a colaboração entre o meio acadêmico e as agências de saúde pública; e relatar dados e resultados.

Está prevista para o final da reunião, no dia 2 de março às 13h no horário de Washington (15h no horário de Brasília), uma coletiva de imprensa com os principais participantes desta reunião, com transmissão ao vivo.

Fotos/Ilustrações: 

Portal Brasil