Você está aqui

Publicado em: 14/06/2023

Opas lança chamada para compilar experiências exitosas na Região das Américas sobre a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) está lançando uma chamada para compilar experiências exitosas na Região das Américas sobre a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção. A iniciativa está sendo promovida pela área de Saúde do Trabalhador, da Unidade de Determinantes Sociais e Promoção da Saúde.

Esta chamada está sendo desenvolvida no âmbito do Plano de ação sobre a saúde dos trabalhadores 2015-2025, que tem como um de seus objetivos melhorar o acesso à saúde e ampliar a cobertura dos serviços de saúde para os trabalhadores de forma integrada aos sistemas nacionais de saúde, especialmente à atenção primária.

A finalidade deste chamado é sistematizar o aprendizado e inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas a partir das experiências bem-sucedidas. Um comitê de especialistas selecionará as oito melhores experiências apresentadas, de acordo com os critérios estabelecidos.

Requisitos para participação

Serão consideradas experiências exitosas de integração da saúde do trabalhador na atenção primária aquelas iniciativas de caráter local, regional ou nacional, que tenham duração mínima de um ano e que promovam pelo menos um dos seguintes aspectos:

  • O reconhecimento dos trabalhadores no primeiro nível de atenção, com a caracterização de sua história ocupacional, suas condições de emprego e trabalho e suas principais exposições ocupacionais, compilando as informações necessárias para estabelecer a relação entre trabalho e saúde.
  • A formação em saúde do trabalhador para as equipes do primeiro nível de atenção, abordando a identificação ou pesquisa de doenças ou acidentes, a qualificação do diagnóstico, tratamento, registro, encaminhamento para outros níveis de atenção e assistência previdenciária, bem como a promoção e a educação em saúde associadas a questões relacionadas com o trabalho.
  • A realização de ações de vigilância sobre a saúde do trabalhador, tais como o monitoramento das atividades produtivas e da população trabalhadora, a melhoria dos registros de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o monitoramento de eventos sentinela, e as ações para detecção de surtos e epidemias relacionadas ao trabalho no território de abrangência do primeiro nível de atenção.
  • A realização de atividades de promoção à saúde e educação em saúde do trabalhador no território de abrangência do primeiro nível de atenção.
  • A realização de atividades destinadas a promover a participação dos trabalhadores, o fortalecimento de suas organizações e o conhecimento e exercício de seus direitos.
  • O desenvolvimento de ações que busquem impulsionar, fortalecer e ampliar o trabalho intersetorial para a abordagem da saúde do trabalhador.

Além desses aspectos, poderão ser consideradas experiências desenvolvidas no primeiro nível de atenção que abordem outros aspectos e demonstrem melhorias na saúde do trabalhador. Também serão valorizadas as experiências cujos resultados se expressem no primeiro nível de atenção, e serão excluídas as experiências associadas à atenção em empresas.

Processo e critérios de seleção

Após a compilação de todas as experiências, três especialistas avaliarão as iniciativas apresentadas e selecionarão as oito melhores. Durante o processo de seleção, poderão ser realizadas entrevistas adicionais com os autores. A decisão do comitê de seleção será considerada definitiva e irrecorrível.

As experiências serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Clareza na descrição da experiência e inclusão dos aspectos requeridos no formulário de participação.
  • Adequação da experiência ao contexto em que foi desenvolvida.
  • Relevância das mudanças obtidas com a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção, como resultado da experiência.
  • Sustentabilidade da experiência.
  • Possibilidade de replicação.
  • Presença de estratégias inovadoras.

Reconhecimento

As oito melhores experiências serão convidadas a elaborar um relatório ampliado e receberão apoio técnico e econômico para o seu desenvolvimento.

O resultado da seleção e um resumo das experiências vencedoras serão publicados no site da OPAS. Os autores das experiências vencedoras serão convidados para participar de um webinário sobre a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção. Os relatórios apresentados servirão de insumo para a elaboração de um guia sobre a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção.

O período de inscrições será de 5 de junho a 24 de julho de 2023.

Todas as experiências que tenham interesse em participar devem preencher o formulário que está disponível no endereço eletrônico:

FORMULÁRIO

Você tem uma experiência exitosa sobre a integração da saúde do trabalhador no primeiro nível de atenção?
Participe desta chamada!