Você está aqui

Publicado em: 03/12/2015

Opas/OMS prepara os países das Américas para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável na saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A fim de reforçar as capacidades do setor da saúde nos países da América Latina e do Caribe, para atingir, em 2030, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre a saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) desenvolveu um workshop regional em Medellín, na Colômbia.

A atividade também serviu para que se avance na preparação de um roteiro regional para implementar a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável do ponto de vista da saúde e para lançar Rede Pan-Americana de soluções para o desenvolvimento sustentável e a igualdade na saúde.

"A nova agenda universal exigirá uma abordagem integrada para o desenvolvimento sustentável e a abordagem de ação coletiva, a todos os níveis, para enfrentar os desafios do nosso tempo, com uma necessidade geral de não deixar ninguém para trás e combater as desigualdades", disse a Diretora da Opas, Dr. Carissa F. Etienne, durante o workshop realizado em Medillin, na Colômbia.

Durante a reunião, representantes de mais de 15 países discutiram os instrumentos para a implementação da nova agenda de desenvolvimento global, trocaram experiências bem-sucedidas e avaliaram os progressos na igualdade na saúde no contexto dos determinantes sociais.

Além disso, os representantes identificaram oportunidades para educar e advogar para o desenvolvimento sustentável e a igualdade na saúde, como cursos on-line massivos abertos. Também concordaram a respeito da necessidade de promover a integração da saúde em todas as políticas, uma estratégia para abordar as desigualdades de uma forma integrada e multissetorial.

"Nossos esforços para alcançar metas de desenvolvimento humano devem ser inovadores, sustentáveis e colaborativos", disse o vice-diretor da Opas/OMS, Francisco Becerra. "Um departamento, uma organização ou um setor específico não podem satisfazer o ODS por conta própria. Em vez disso, temos que trabalhar de mãos dadas uns com os outros para garantir que todos os nossos povos tenham oportunidades iguais para viver uma vida longa e saudável" disse ele.

Alguns países da região, incluindo a Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México e Paraguai, estão comparando seus programas e políticas nacionais de saúde com o ODS, a fim de criar uma linha de base para implementar a nova agenda do desenvolvimento. A Opas está trabalhando com eles nesse sentido e oferece apoio aos seus países-membros para fortalecer as suas capacidades na implementação desta agenda.