Você está aqui

Publicado em: 17/05/2023

Reduzir a escassez de profissionais de enfermagem é essencial para melhor responder à próxima pandemia

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Durante evento realizado no dia 10 de maio na Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), para comemorar este dia internacional, a Diretora da Opas destacou o papel fundamental desempenhado pelos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19 e reconheceu aqueles que que perderam suas vidas.

Segundo o Dr. Barbosa, o investimento feito pelos países da região na força de trabalho de saúde para responder ao Covid-19 foi essencial. No entanto, acrescentou, o pessoal de enfermagem "continua a enfrentar desafios relacionados com a escassez, má distribuição e ambientes de trabalho inadequados".

Do total da força de trabalho em saúde nas Américas, os profissionais de enfermagem representam 56%, tornando-os o pilar fundamental dos serviços de saúde. Segundo estimativas recentes, nos países da América Latina e do Caribe há uma média de 44,3 profissionais de enfermagem para cada 10.000 habitantes, número inferior aos estimados 70,6 para cada 10.000 que seriam necessários para atingir a meta de acesso e saúde universal cobertura das Nações Unidas em 2030.

Para atender às futuras necessidades dos sistemas de saúde, a Diretora da Opas pediu esforços redobrados em três áreas principais: financiamento da saúde, incluindo educação e retenção de pessoal de enfermagem; qualidade da educação, para ter futuros enfermeiros bem formados; e expandir o papel profissional dos enfermeiros na atenção primária para reduzir as lacunas na cobertura e no acesso aos cuidados.

“Neste Dia Internacional, vamos unir esforços para nos recuperarmos mais fortes e melhores do Covid-19 e fazer os investimentos para ter a força de trabalho de enfermagem necessária para alcançar a saúde para todos nas Américas”, defendeu o Dr. Barbosa.

Situação da enfermagem nas Américas

  • Existem aproximadamente 27,9 milhões de profissionais de enfermagem no mundo. Cerca de 30% estão nas Américas.
  • A enfermagem na região representa 56% de todas as profissões de saúde.
  • 82% dos profissionais de enfermagem estão no Brasil, Canadá e Estados Unidos, países que abrangem cerca de 57% da população regional.
  • 89% dos profissionais de enfermagem da região são mulheres.
  • 43% dos países da região têm menos de 30 profissionais de enfermagem para cada 10.000 habitantes.