Saúde mental será o tema da próxima oficina internacional de formação e trabalho de técnicos em saúde
O próximo evento do Ciclo de Oficinas ‘A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid’, que será realizado na terça-feira, dia 13 de setembro, às 10h (Brasília), vai discutir saúde mental. A atual Secretária Executiva do Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (Oras-Conhu), María del Carmen Calle Dávila,fará a abertura do evento cujos debatedores serão: Dênis Petuco (EPSJV/Fiocruz - Brasil), Jesus Morales Romero (Universidad Central de Chile) e Jorgelina Diorio (Universidad de Buenos Aires e Intercambios Asociación Civil - Argentina). A oficina será transmitida em português e espanhol e dará direito a certificado de participação para aqueles que desejarem.
O coordenador de Cooperação Internacional da EPSJV/Fiocruz), carlos Eduardo Batistella apresentará o evento e o o debate será mediado por Sebastián Tobar, assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz.
Por que “saúde mental”?
A pandemia de Covid-19 deixou um rastro de mais de 500 milhões de infectados, mais de seis milhões de mortos, gerando a maior crise econômica, sanitária e social de nosso tempo. Nos sistemas nacionais de saúde, a pandemia também deixou grandes cicatrizes e muitos desafios que precisam ser superados o quanto antes.
Nesse cenário, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido considerada estratégica na resposta às demandas e necessidades ampliadas de saúde da população e a questão da saúde mental tem sido considerada prioritária por todos os organismos internacionais que atuam no setor.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. (...) O abuso sexual infantil e o abuso por intimidação são importantes causas da depressão. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.
Segundo o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030, recentemente revisado e assinado pelos 194 Estados Membros da OMS, apesar dos avanços da última década, a maior parcela do escasso gasto público em saúde mental ainda é destinada a hospitais psiquiátricos independentes – mais que a serviços comunitários de saúde mental. Durante décadas, a saúde mental tem sido uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública, recebendo uma ínfima parte da atenção e dos recursos de que necessita e merece.
Para dar continuidade ao Ciclo de Oficinas 2022 sobre ‘A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid’, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Centro Colaborador da Opas/OMNS para a Educação de Técnicos em Saúde, pretende trazer a saúde mental para a agenda de discussão, procurando responder às seguintes questões: Como abordar o sofrimento psíquico contemporâneo sem incorrer no aumento da medicalização da sociedade? Em que medida os problemas de saúde mental têm sido percebidos no trabalho e na formação dos técnicos em saúde? Já é possível notar implicações desse incremento na revisão de planos de curso e propostas curriculares? Qual o papel dos técnicos em saúde no atendimento às necessidades em saúde mental? Qual o lugar dos técnicos nas políticas de saúde mental dos países?
Nossos convidados
-
María del Carmen Calle Dávila (Oras-Conhu - Peru): Pediatra e sanitarista, formado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH). Entre outras coisas, foi Vice-Ministra de Saúde Pública do Ministério da Saúde do Peru (2018), e Assessora Regional de Saúde do Adolescente da Organização Pan-Americana da Saúde, Washington (2015). Atualmente, é Secretária Executiva do Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (Oras-Conhu),
-
Dênis Petuco (EPSJV/Fiocruz - Brasil): Redutor de danos e sociólogo, é pesquisador em saúde pública no Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (LABORAT/EPSJV/Fiocruz). Trabalha com Redução de Danos e cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas desde o início dos anos 2000. É autor do livro O Pomo da Discórdia? Drogas, Saúde, Poder.
-
Jesus Morales Romero (Escuela de Trabajo Social de Universidad Arcis - Chile): Assistente social. Pesquisador e professor universitário especializado em redução de riscos e danos, Universidad Central de Chile.
-
Jorgelina Diorio (UBA-Argentina): PhD em Psicologia, Pesquisadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet). Professora Adjunta de Psicologia Social, Faculdade de Psicologia, Universidade de Buenos Aires. Coordenadora da área de Intervenção da Intercambios Asociación Civil. Seu trabalho de pesquisa-intervenção está ligado à compreensão das relações entre as desigualdades e a saúde/saúde mental, concentrando-se nos sem-teto, adolescentes e pessoas que usam drogas, a partir de uma perspectiva de direitos humanos.
Sobre o ciclo de oficinas
O ciclo de oficinas é uma iniciativa EPSJV/Fiocruz, em cooperação com a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), a Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde e a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP).
O propósito dos eventos, que contam com o apoio do Programa Sub-regional da Opas/OMS para a América do Sul e do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz), é criar um espaço privilegiado para intercâmbio, reflexão, aprendizado e formulação de propostas sobre as experiências concretas de como diferentes instituições de formação de técnicos em saúde enfrentam seus desafios e buscam aprimorar sua atuação. As oficinas são transmitidas via YouTube, em português e espanhol, pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
Serviço
Ciclo de Oficinas - A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid
Oficina 3 - Saúde Mental e a Formação de Técnicos em Saúde
Data: 13 de setembro de 2022
Hora: 10:00 - 12:00 (Brasilia)
Abertura: Carlos Eduardo Colpo Batistella (EPSJV/Fiocruz) e María del Carmen Calle Dávila (Oras-Conhu - Peru)
Moderador: Sebastián Tobar (Cris/Fiocruz)
Debatedores: Dênis Petuco (EPSJV/Fiocruz - Brasil), Jesus Morales Romero (Escuela de Trabajo Social de Universidad Arcis - Chile) e Jorgelina Diorio (UBA-Argentina)
Links para transmissão (VideoSaudeDistribuidora):
-
Português: https://youtu.be/41OOYVRln-o
-
Espanhol: https://youtu.be/3QuQRc_Jubg