Você está aqui

Notícias

  • 26/09/2022 - A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, pediu aos países que reforcem urgentemente a vigilância e as campanhas de vacinação de rotina. "Não devemos subestimar o poder das vacinas de salvar vidas".
  • 16/09/2022 - Com a cooperação da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e de suas sub-redes, além do apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e da VideoSaúde, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, no dia 13 de setembro, a oficina “Saúde mental e a formação de técnicos em saúde” como parte do 2º Ciclo de oficinas "A Formação e o Trabalho dos Técnicos em Saúde no mundo pós-Covid-19.
  • 14/09/2022 - Número de mortes semanais caiu para menor nível desde março de 2020; a agência destaca que momento é uma oportunidade e que medidas devem ser implementadas antes de declarar final da crise sanitária.
  • 01/09/2022 - O próximo evento do Ciclo de Oficinas ‘A formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid’, que será realizado na terça-feira, dia 13 de setembro, às 10h (Brasília), vai discutir saúde mental. A atual Secretária Executiva do Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (Oras-Conhu), María del Carmen Calle Dávila,fará a abertura do evento cujos debatedores serão: Dênis Petuco (EPSJV/Fiocruz - Brasil), Jesus Morales Romero (Universidad Central de Chile) e Jorgelina Diorio (Universidad de Buenos Aires e Intercambios Asociación Civil - Argentina). A oficina será transmitida em português e espanhol e dará direito a certificado de participação para aqueles que desejarem.
  • 30/08/2022 - Estimativa global recém-estabelecida sobre higiene revela o risco de propagação de doenças e infecções para pacientes e profissionais de saúde. Cerca de 3,85 bilhões de pessoas usam essas instalações, colocando-as em maior risco de infecção.
  • 15/08/2022 - Um grupo de especialistas globais reunidos pela OMS acordou novos nomes para variantes do ortoprovírus que causa a varíola macaco, com base nas melhores práticas atuais de nomeação de patógenos, suas variantes e as doenças que causam.
  • 04/08/2022 - A expectativa de vida saudável na região africana aumentou em média 10 anos por pessoa entre 2000 e 2019, segundo novo relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS. Este aumento é maior do que em qualquer outra região do mundo durante o mesmo período. O estudo também observa que o impacto da pandemia de Covid-19 pode ameaçar esses ganhos.
  • 25/07/2022 - Com mais de 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o atual surto de monkeypox (varíola dos macacos) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
  • 14/07/2022 - Com o tema ‘Interculturalidade e a formação de técnicos em Saúde’ foi realizada, no dia 12 de julho, a segunda oficina do ciclo sobre a formação e o trabalho dos técnicos em saúde no mundo pós-Covid. O evento, cuja abertura foi feita por Hernán Sepúlveda, assessor de Recursos Humanos de Saúde do Programa Sub-regional da Organização Pan-Americana da Saúde para a América do Sul (Opas/OMS-SAM), reuniu ainda três convidadas para o debate: Hermínia Llave Nina (Bolívia), Janete Ismael Mabuie Gove (Moçambique) e Ana Lúcia Pontes (Brasil). O encontro foi apresentado e mediado por Sebastián Tobar, assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), e Carlos Eduardo Batistella, coordenador de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
  • 12/07/2022 - A edição de 2022 de The State of Food Security and Nutrition in the World (SOFI) fornece uma atualização sobre a situação da segurança alimentar e nutricional em todo o mundo, incluindo as últimas estimativas sobre o custo e a acessibilidade de dietas saudáveis. Além disso, o relatório discute formas pelas quais os governos podem redirecionar o seu actual apoio à agricultura para reduzir o custo de dietas saudáveis, dados os limitados recursos públicos disponíveis em muitas partes do mundo.

Páginas