Você está aqui

Publicado em: 16/11/2015

Unicef alerta: vida de crianças está em jogo à medida que o El Niño aumenta

imprimirimprimir 
  • Facebook
Unicef

Estima-se que 11 milhões de crianças estão sob o risco de fome, doenças e falta de água no leste e no sul da África em consequência do fortalecimento do El Niño, que vem também causando secas e inundações em partes da Ásia, no Pacífico e na América Latina, publicou a Unicef no dia 10 de novembro.

As consequências podem se espalhar através das futuras gerações, a menos que as comunidades afetadas recebam o suporte em meio às más colheitas e a falta de acesso à água potável, fatores que estão deixando as crianças desnutridas e com o risco de doenças fatais, segundo um informe chamado "A Wake Up Call: El Niño's Impact on Children".

Além dos riscos imediatos de mortes e danos, o El Niño pode levar ao aumento significativo de doenças como malária, dengue, diarreia e cólera, que são as principais causas de mortalidade infantil. Quando o clima extremo priva as comunidades de seus meios de subsistência, as crianças pequenas frequentemente sofrem de desnutrição, o que as coloca sob o grande risco de contrair doenças, do atraso do desenvolvimento mental e da morte prematura.

"As crianças e as suas comunidades precisam da nossa ajuda para recuperar-se do impacto do El Niño e se preparar para as possíveis consequências que poderia gerar," disse o Diretor Executivo da Unicef, Anthony Lake. "Ao mesmo tempo, sua intensidade e o seu potencial de destruição deveriam ser um alerta para os líderes mundiais que irão se reunir em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro, na 21ª Conferência Climática, também conhecida como COP21. Como eles debaterão sobre o acordo que limita o aquecimento global, devem recordar que o futuro das crianças de hoje e do planeta que herdarão está em jogo," afirma.

A lista dos países mais afetados pelo El Ninõ inclui:

Somália: Mais de três milhões de pessoas estão necessitando de suporte devido à má colheita e à escassez de comida, com graves inundações previstas para agravar a situação.

Etiópia: O país está enfrentando a sua pior seca em 30 anos, deixando 8,2 milhões de pessoas em insegurança alimentícia e 350 mil crianças com a necessidade de suporte nutricional.

Indonésia: O El Niño agravou o impacto da turfa e dos incêndios florestais. O fenômeno climático, somente em agosto e setembro, deixou 272 mil pessoas sofrendo de infecções respiratórias agudas, que afeta particularmente crianças.

Nações do Pacífico: O El Niño ameaça deixar mais de quatro milhões de pessoas sem comida ou água.

América Central: A seca causada pelo El Ninõ é uma das mais severas, com cerca de 3,5 milhões de pessoas afetadas na Guatemala, Honduras e El Salvador.

Peru: Estima-se que 1,1 milhão de pessoas, incluindo 400 mil crianças e adolescentes poderiam ser afetados, de acordo com o Governo.

Equador: Autoridades acreditam que 1,5 milhão de pessoas estão em risco e metade delas são crianças.

O El Niño é um fenômeno climático ligado ao aquecimento das águas superficiais no Oceano Pacífico, que pode ter um efeito profundo sobre os padrões climáticos em todo o mundo. Os eventos do El Niño tendem a acontecer entre dois e sete anos.