Você está aqui

Publicado em: 18/10/2016

USAID concede US$ 31 milhões à Opas/OMS para melhorar a saúde na América Latina e no Caribe

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês) firmou um acordo de colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), concedendo mais de US$ 31 milhões para melhorar a saúde na América Latina e no Caribe durante os próximos cinco anos.

Esta parceria apoiará a cooperação técnica que a Opas/OMS fornece aos seus Estados-Membros em temas como tuberculose, malária, doenças infecciosas negligenciadas, saúde materna e neonatal, necessidades de saúde ao longo do curso de vida e equidade de gênero, etnicidade e outros determinantes sociais. O acordo também respaldará os esforços para fortalecer tanto os sistemas de informação de saúde como os sistemas de saúde em seu conjunto. Os representantes da Opas e do Escritório para a América Latina e Caribe da USAID firmaram o acordo global, que abrange o período entre 2016 e 2021.

“Estamos orgulhosos das realizações na área da saúde que o nosso trabalho com a USAID tem produzido nos nossos Estados Membros e somos gratos pela oportunidade de continuar colaborando para fortalecer ainda mais essas conquistas”, afirmou a Diretora da Opas, Carissa F. Etienne. “Aguardamos com muito interesse trabalhar juntos durante os próximos cinco anos”, acrescentou.

A Opas/OMS e a USAID têm trabalhado juntas há quase 30 anos para melhorar a saúde e a vida das pessoas na América Latina e no Caribe. Essa colaboração levou a muitos avanços na área da saúde, como a eliminação da oncocercose em vários países da região, o declínio contínuo do número de casos e mortes por malária em 19 dos 21 países endêmicos e a realização da maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à saúde. Ao mesmo tempo, o trabalho conjunto também destacou a necessidade de implementar estratégias inovadoras para avançar ainda mais sobre essas realizações.

“Nós estamos muito encorajados pelos resultados que o setor de saúde tem obtido na América Latina e no Caribe nos quase 30 anos que passaram desde o primeiro acordo da USAID com a Opas. Juntos, e com a colaboração dos Ministérios da Saúde locais, continuamos ajudando a melhorar a acessibilidade à atenção de saúde de qualidade para as pessoas mais vulneráveis nessa região”, disse Marcela Escobari, Administradora Adjunta do Escritório para a América Latina e Caribe da USAID.

O novo acordo oferecerá apoio às iniciativas novas e já existentes para estabelecer sistemas de saúde sólidos, sustentáveis e equitativos e para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a intenção de alcançar a saúde universal em longo prazo. Além disso, o novo acordo apoiará a Opas como secretaria técnica da iniciativa “Uma promessa renovada para as Américas”, que tem como objetivo reduzir as desigualdades e agilizar melhorias no âmbito da saúde reprodutiva, materna, neonatal, infantil e juvenil. O UNICEF, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também estão associados à alternativa.

Esse acordo está alinhado ao Plano Estratégico da Opas 2014-2019, o primeiro plano estratégico da Organização baseado nos resultados aprovados pelos Estados-Membros. As iniciativas postas em prática por meio desta concessão ajudarão a atingir as principais metas do plano, como a garantia da maternidade segura e de recém-nascidos e lactantes saudáveis, a redução da mortalidade devido à má qualidade da atenção em saúde e as doenças transmissíveis, além da eliminação das doenças transmissíveis prioritárias na região.