Você está aqui

A Cooperação Sul-Sul e as Redes Estruturantes do Conselho de Saúde da Unasul como instrumentos de desenvolvimento regional

Postado em: 
29/08/2014

Série: 

Cadernos do Desenvolvimento

Resenha / Resumo: 

Este artigo trata dos enfoques teóricos e campos de análise que fundamentaram a proposta de cooperação e integração regional da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e analisa as Redes Estruturantes do Conselho de Saúde Sul-Americano, a partir de marcos e conceitos de cooperação e desenvolvimento. Evidencia a intensificação de um movimento que surgiu nos anos 50, conhecido como Cooperação Sul-Sul, que se define, de maneira geral, como a cooperação internacional entre países em desenvolvimento. Busca ainda compreender como as estruturas em rede do Conselho funcionam e podem servir de instrumentos efetivos aos objetivos do modelo de desenvolvimento proposto pela Unasul. A partir disso, debatem a Unasul e seu Conselho de Saúde, reconhecendo a cooperação realizada por meio das redes como uma experiência inovadora e promissora entre instituições do Continente Sul-Americano.

Autor / Organizador: 

Flávia Bueno, Mariana Faria e Luana Bermudez

Arquivos: 

Ano da Publicação: 

2014

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Desenvolvimento
Cooperação Sul-Sul
Unasul

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação