Se encuentra usted aquí

Formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil (2010 - 2015)

Fecha de publicación: 
08/06/2020

Série: 

Relatórios de pesquisa - RETS

Review / Resumen: 

Esta pesquisa teve como objeto a formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil no período de 2010 a 2016, e buscou analisar tal formação, quantitativa e qualitativamente, partindo da caracterização das políticas de saúde, educação e trabalho, que condicionaram o contexto mais geral, para compreender a organização da formação desses trabalhadores.

Entre março de 2007 e maio de 2009, a EPSJV coordenou a pesquisa “A Educação profissional em Saúde no Brasil e nos países do Mercosul: perspectivas e limites para a formação integral de trabalhadores face aos desafios das políticas de saúde”. A partir dela analisou-se a oferta de educação profissional em saúde no Brasil e nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), face aos desafios nacionais e internacionais da gestão do trabalho e da educação em saúde.

Dando continuidade a essa pesquisa, entre 2011 e 2013, a EPSJV conduziu o projeto intitulado ‘A Formação dos Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul: entre os dilemas da livre circulação de trabalhadores e os desafios da cooperação internacional’, junto a instituições estratégicas de pesquisa na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nesse sentido, cabe ressaltar que a pesquisa aqui apresentada nasce do Projeto ‘Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde na Região das Américas’, cujo objetivo era contribuir para o fortalecimento dos sistemas de saúde e dos processos de formação dos trabalhadores técnicos em saúde no âmbito da cooperação nacional e internacional, e que envolveu, além do Brasil, instituições da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. No decorrer da pesquisa, o grupo Brasil constrói sua trajetória mais autônoma de pesquisa, com vistas a dialogar futuramente com os demais países participantes. Houve, no entanto, durante o período de realização deste trabalho um enfraquecimento das políticas de relações internacionais, principalmente no campo Sul-Sul, o que dificultou a fase de integração das pesquisas com os países  colaboradores.

Anexos

Relatórios estaduais
Planilhas

Autor / Organizador: 

Adelyne Maria Mendes Pereira (coord.)
André Feitosa (coord.)
Ingrid Freire (coord. executiva)
Márcia Soares
Mércia Santos
Muza Clara
Raquel Moratori
Thayná Trindade
Isabela Cabral Félix de Sousa
Gladys Miyashiro
Letícia Batista
Márcio Candeias

Institución: 

EPSJV e outras

Archivos: 

Año de Publicación: 

2020

Idioma da publicação: 

Portugués

Palabras clave: 

formação de técnicos em saúde no Brasil

Búsqueda por publicación