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  • 26/09/2024 - Prepare-se! Nos dias 27, 28 e 29 de novembro será realizado o 1º Encontro Ibero-americano de Educação Baseada em Simulação voltado especificamente para a formação de técnicos em saúde. O evento pretende reunir, num ambiente virtual imersivo, do tipo metaverso, cerca de 2500 pessoas, incluindo especialistas na área; estudantes, professores e gestores de instituições formadoras; técnicos em saúde de diferentes áreas e níveis de formação; e organizações de cooperação em saúde e integração regional para trocar experiências entre si e com seus pares em mais de dez países. A participação no evento é gratuita e em breve serão divulgadas as informações para as inscrições prévias. Aguarde novas informações e assine o Boletim da RETS para ficar por dentro de tudo que estamos planejando para o Encontro.
  • 09/09/2024 - O conceito de redes tem sido usado há muito tempo no setor de saúde e com diferentes significados. Em geral, o conceito pode ser usado para se referir a situações em que é possível identificar interações ou trocas entre diferentes membros ou nós para enfrentar desafios comuns. Em geral, o termo é usado para se referir a redes de pessoas que estão ligadas umas às outras, embora possam pertencer a instituições, formando assim redes institucionais, como Escolas de Treinamento de Técnicos de Saúde, Institutos Nacionais de Saúde e Escolas e Instituições de Treinamento em Saúde Pública. Mas uma característica é que as instituições que formam uma rede estão conectadas por meio de pessoas.
  • 27/08/2024 - O segundo evento do Ciclo de Webinários ‘O CVSP e a formação dos técnicos em saúde”, realizado no dia 20 de agosto, teve como principal objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Centro Colaborador OMS para Educação de Técnicos em Saúde, em parceria com o Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-americana da Saúde (CVSP-Opas/OMS) com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). Saiba quem são os técnicos que utilizam os cursos do CVSP: de onde vêm, em que faixa etária e gênero se incluem, que cursos escolhem, o que os motiva e de que forma a relação entre esses trabalhadores e o CVSP pode ser aprimorada. 
  • 27/08/2024 - A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) sediou, nos dias 12 e 13 de agosto, a Oficina de Trabalho do projeto “Recursos humanos em saúde no contexto da Covid-19: Fortalecer as capacidades para melhorar a resposta dos sistemas de saúde”, com foco no desenvolvimento da capacidade de profissionais de saúde em zonas remotas e desatendidas. Na ocasião, foram apresentados os primeiros resultados do projeto de pesquisa, que analisou o uso do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas, por parte dos técnicos em saúde.
  • 12/08/2024 - Dando contiuidade ao programa da pesquisa “Ampliação da participação dos técnicos em saúde no Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da Opas/OMS”, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), promove o segundo seminário virtual para apresentar os resultados deste projeto que analisa a trajetória e a experiência de usuários técnicos de saúde que já fizeram cursos no CVSP/Opas.
  • 29/07/2024 - Reunidos no Rio de Janeiro, Brasil, os ministros do G20 emitiram a "Declaração Ministerial de Desenvolvimento do G20 para Reduzir as Desigualdades". O documento, fruto de intensos debates desde que o Brasil assumiu a presidência do fórum internacional, compromete os países com o desenvolvimento sustentável e políticas inclusivas, destacando a importância da cooperação internacional para enfrentar as desigualdades globais. A declaração representa um marco importante no compromisso dos países do G20 em enfrentar as desigualdades globais e promover o desenvolvimento sustentável para todos, visto que há dois anos o G20 não aprovava declarações ministeriais conjuntas.
  • 11/07/2024 - O anúncio ressalta que a inovação pode fornecer um apoio crítico na expansão do acesso a testes e diagnósticos, acelerando os esforços globais para eliminar a doença.A inovação foi projetada especificamente para uso por usuários leigos; recomendação foi baseada em evidências que demonstram a capacidade da tecnologia de aumentar o acesso e a aceitação de serviços; todos os dias 3,5 mil vidas são perdidas para as hepatites virais.
  • 26/06/2024 - A SEGIB anuncia os resultados da II Convocatória: Trabalhar em rede é fortalecer a Ibero-América. A Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS) foi uma das vencedoras e investirá pela segunda vez no tema da simulação clínica na formação de técnicos de saúde. Desde a aprovação da primeira convocatória, a RIETS e os seus membros têm desenvolvido projectos que envolvem a construção de um repositório, encontros internacionais e workshops que incentivam e orientam as instituições interessadas em melhorar a formação e os sistemas de saúde com o recurso da simulação.
  • 11/06/2024 - Pesquisadores do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz) fazem um balanço da 77ª Assembleia Mundial da Saúde, que terminou em 1/6/2024, apresentando os principais momentos do evento. Os autores destacam a aprovação de importantes resoluções pelos 194 Estados-membros da OMS, que vão do 14º Programa Geral de Trabalho da OMS (GPW14-PGT14) e das emendas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI) até as referentes a Clima e Saúde, Economia e Saúde para Todos, Resistência antimicrobiana (RAM) e Saúde mental e emergências, entre muitas outras. O artigo destaca, ainda, a “decisiva participação brasileira” na aprovação da resolução que implementa, reforça e mantém a participação social nos processos de tomada de decisões para a saúde.
  • 10/06/2024 - Nos dias 3 e 4 de junho, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) sediou uma oficina como parte do projeto “Recursos Humanos em Saúde no Contexto da Covid-19: Fortalecendo Capacidades para Melhorar as Respostas dos Sistemas de Saúde”, focando no desenvolvimento de capacidades para profissionais de saúde em áreas remotas. O evento apresentou os resultados da fase inicial do projeto, destacando os padrões de uso do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas/OMS. As discussões abordaram a governança do campus virtual, a importância dos dados sobre técnicos de saúde e a necessidade de criar trajetórias educacionais alinhadas aos padrões da Academia da OMS. Os participantes também exploraram a concentração de matrículas em cursos específicos e a necessidade de dados mais detalhados para avaliar o impacto nas condições de saúde locais.

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