Cartoon Network se une à OPAS/OMS e Unicef para educar crianças a se prevenir contra o zika
“Chamando todos os super-heróis. Não é uma simulação. As nossas comunidades foram invadidas por perigosos mosquitos e precisamos de ajuda”. Com estas palavras, a Cartoon Network América Latina está lançando “Missão Zika”, uma campanha educativa para conscientizar sobre o vírus zika na América Latina, com anúncios de utilidade pública informando sobre como evitar a sua transmissão. A campanha é uma colaboração entre o Cartoon Network América Latina, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), que se dedica a melhorar a saúde em todos os países nas Américas, e o Unicef, que trabalha para proteger as crianças em todo o mundo.
No Brasil, a campanha está sendo assinada em parceria com o Ministério da Saúde como parte do esforço nacional de combater a epidemia de zika no país.
“Nossos amigos da ONU e do Ministe?rio da Sau?de contam com voce? para ajuda?-los a impedir que os mosquitos que transmitem o perigoso zika vi?rus se espalhem por ai?.”, começa a missão.
“Este mosquito também transmite outras doenças como dengue e chikungunya. Ele representa um perigo a todos e, se vocês colaborarem para eliminar os focos do mosquito em água parada, estarão ajudando a evitar que a sua família e os seus amigos peguem esta doença”.
Como parte da campanha, nas instruções da missão, os jovens super-heróis são convocados a ajudar a combater a propagação do vírus e a se proteger, bem como proteger a própria família e vizinhança.
“A sua missão é organizar uma equipe de busca de todo tipo de recipiente que possa acumular água em casa, no quintal ou na sua vizinhança. Baldes, pneus, vasos de plantas e potes de água de animais domésticos devem ser mantidos cobertos ou esvaziados uma vez por semana”, informa o anúncio de utilidade pública.
A meta da campanha, que chama à ação vários dos personagens mais queridos pelo público infantil como As Meninas Superpoderosas e Ben 10, é informar e promover a participação das crianças no combate ao zika, eliminando os focos do mosquito.
A campanha também visa ensinar as crianças: “Use calças e blusas de manga comprida sempre que puder e use os repelentes recomendados pelas autoridades sanitárias de acordo com as instruções do produto. Se você costuma tirar uma soneca durante o dia, proteja-se com mosquiteiros, e peça aos seus pais ou outros adultos para instalarem telas de proteção em portas e janelas”.
“Ficamos felizes em poder colaborar com o Cartoon Network América Latina nesta importante iniciativa voltada às crianças nas Américas como parte da nossa campanha de educar o público a combater o vírus zika”, afirmou Carissa F. Etienne, diretora da Opas/OMS. “O nosso instrumento mais importante para combater o zika e, ao mesmo tempo, dengue e chikungunya, é controlar o mosquito Aedes que vive dentro e fora dos domicílios e evitar a picada do mosquito. Ao aprenderem os fatos com esta campanha do Cartoon Network, as crianças podem ajudar no nosso esforço de reduzir o número de mosquitos nas Américas, prevenindo a doença e salvando vidas”, acrescentou.
“Esta parceria mobiliza o poder de mídia do CNLA como canal de entretenimento infantil para o conhecimento técnico e a presença a campo da OpasS/OMS e Unicef. A nossa experiência em todo o mundo mostra que as crianças podem fazer uma real diferença como parte das estratégias de participação das comunidades para lidar com questões de saúde pública. A campanha visa diminuir o medo, combater a desinformação e mostrar ações positivas que podem ter um efeito positivo”, disse Barry Koch, vice-presidente sênior e diretor-gerente do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast América Latina.
As crianças podem ter um papel ativo na prevenção e no controle do zika em casa, na escola e na comunidade ao ensinar os outros como prevenir a infecção. “Esta campanha é uma grande oportunidade de engajar as crianças e permitir que contribuam para a solução”, disse Marita Perceval, diretora regional do Unicef para América Latina e Caribe.
“O projeto é importante para a mobilização da sociedade contra o Aedes aegypti, a partir da conscientização das crianças. De forma lúdica, a campanha permite engajar as crianças e consequentemente quem vive com elas para o combate ao mosquito, já que elas multiplicam o conhecimento entre os familiares, promovendo uma mudança de comportamento dentro de casa”, afirma o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Walter Nunes de Vasconcelos Junior.