Você está aqui

Publicado em: 13/10/2015

Conscientização sobre câncer de mama, detecção precoce e tratamento adequado salvam vidas, afirmam especialistas da Opas

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A detecção precoce do câncer de mama e o tratamento podem salvar as vidas de milhares de mulheres nas Américas, afirmaram especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no início do Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, uma campanha internacional anual realizada por organizações de enfrentamento ao câncer, que visa aumentar a conscientização sobre a doença.

“O câncer de mama pode ser detectado cedo e tratado efetivamente”, disse Silvana Luciani, assessora regional em Prevenção e Controle do Câncer da Opas. “O desafio é fornecer igualdade de acesso aos serviços de detecção e tratamento de qualidade, especialmente em áreas onde os recursos são limitados”.

Mulheres de todas as idades precisam estar cientes dos sinais e sintomas do câncer de mama e compreender seus riscos. Para as mulheres de 50 a 69 anos, os benefícios da mamografia são claros, disse Luciani. Mas as mulheres precisam entender os benefícios e riscos da mamografia para tomar decisões informadas. A recomendação, juntamente com a evidência científica que apoia a realização de uma mamografia a cada dois anos a partir de 50 e até 69 anos de idade, é explicada nodocumento de posição da OMS sobre detecção com mamografia, publicado recentemente.

O diagnóstico precoce da doença, juntamente com o tratamento, no entanto, salva vidas. A maioria das mulheres que são diagnosticadas com estágio inicial (I e II) de câncer da mama e recebem tratamento podem esperar um resultado favorável, com taxas de sobrevida em 5 anos de 80% a 90%.

Embora as causas do câncer de mama permaneçam largamente desconhecidas, os fatores de risco incluem idade, histórico familiar de câncer de mama, primeira menstruação em idade precoce e idade tardia do primeiro parto, uso de hormônios, obesidade e consumo de álcool. Amamentação, atividade física, início tardio da primeira menstruação, gravidez e menopausa precoces são fatores de proteção contra a doença.

A Opas/OMS está trabalhando com seus Estados-membros e organizações parceiras, por meio da Iniciativa do Câncer na Mulher, para mobilizar todos os setores da sociedade e dar apoio para:

  • Defender que o câncer em mulheres seja prioridade na agenda de saúde pública dos países;
  • Educar, informar e capacitar as mulheres para procurar atenção médica preventiva precocemente;
  • Garantir que os serviços estejam disponíveis e acessíveis para a detecção do câncer nas mulheres, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos; e
  • Realizar parcerias com outros defensores da saúde das mulheres para melhorar a situação dos cânceres da mulher na região.

Saiba mais.