Você está aqui

Notícias

  • 11/06/2024 - Pesquisadores do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris/Fiocruz) fazem um balanço da 77ª Assembleia Mundial da Saúde, que terminou em 1/6/2024, apresentando os principais momentos do evento. Os autores destacam a aprovação de importantes resoluções pelos 194 Estados-membros da OMS, que vão do 14º Programa Geral de Trabalho da OMS (GPW14-PGT14) e das emendas ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI) até as referentes a Clima e Saúde, Economia e Saúde para Todos, Resistência antimicrobiana (RAM) e Saúde mental e emergências, entre muitas outras. O artigo destaca, ainda, a “decisiva participação brasileira” na aprovação da resolução que implementa, reforça e mantém a participação social nos processos de tomada de decisões para a saúde.
  • 10/06/2024 - Nos dias 3 e 4 de junho, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) sediou uma oficina como parte do projeto “Recursos Humanos em Saúde no Contexto da Covid-19: Fortalecendo Capacidades para Melhorar as Respostas dos Sistemas de Saúde”, focando no desenvolvimento de capacidades para profissionais de saúde em áreas remotas. O evento apresentou os resultados da fase inicial do projeto, destacando os padrões de uso do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas/OMS. As discussões abordaram a governança do campus virtual, a importância dos dados sobre técnicos de saúde e a necessidade de criar trajetórias educacionais alinhadas aos padrões da Academia da OMS. Os participantes também exploraram a concentração de matrículas em cursos específicos e a necessidade de dados mais detalhados para avaliar o impacto nas condições de saúde locais.
  • 28/05/2024 - A Assembleia, com duração de uma semana, adotará resoluções e decisões relativas a uma nova estratégia de quatro anos para a OMS. Isso inclui um novo apelo de financiamento para angariar cerca de 7 mil milhões de dólares em fundos voluntários de doadores durante esse período, além de tratar das crises humanitárias relacionadas com as guerras na Ucrânia e em Gaza. Também serão abordados diversos temas vitais de saúde, como uma nova resolução sobre o clima e a saúde, o estado dos esforços para eliminar a malária, combater as doenças crónicas e evitar uma onda de agentes patogénicos e doenças resistentes aos medicamentos, entre outros.
  • 10/05/2024 - No ano em que completa 20 anos como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Educação de Técnicos em Saúde, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, no dia 16 de abril, o webinário “Perfil e trajetórias educativas dos técnicos em saúde que realizam cursos no CVSP/Opas”. Realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o evento tem como objetivo apresentar a plataforma e a metodologia utilizada em uma pesquisa que analisa a trajetória e a experiência de usuários técnicos de saúde que já fizeram cursos no Campus Virtual de Saúde Pública da Opas por meio de uma caraterização do perfil sociodemográfico e laboral desses trabalhadores e do levantamento dos cursos oferecidos com maior frequência pelos técnicos de saúde ao nível regional.
  • 18/04/2024 - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apresentou recentemente uma série de recomendações nos eventos do G20 no Brasil para fortalecer a equidade no acesso à saúde digital, expandir a inovação e a produção de tecnologias em saúde, abordar a resistência antimicrobiana, aumentar o investimento em saúde e garantir maior retenção do pessoal de saúde nos países e territórios das Américas. Na primeira reunião temática, realizada em 7 de abril, a OPAS defendeu a expansão do acesso equitativo à saúde digital, incluindo o intercâmbio de conhecimentos, recursos e ferramentas. Na reunião do dia seguinte, 8 de abril, a Organização enfatizou a necessidade de fortalecer as políticas públicas e os marcos regulatórios sobre o uso da telemedicina, participar na cocriação de bens públicos digitais e implementar programas de alfabetização digital para profissionais de saúde. entre outros.
  • 10/04/2024 - O Campus Virtual de Saúde Pública da Opas tem papel fundamental na capacitação de técnicos em saúde em toda a América Latina e o Caribe. Conhecer a experiência desses profissionais dentro da plataforma é essencial para fortalecer as capacidades e melhorar a resposta dos sistemas de saúde. A EPSJV convida para o Ciclo de Webinários sobre o Campus Virtual em Saúde Pública da Opas/OMS e a formação de técnicos em saúde que terá em seu primeiro evento o tema: Perfil e trajetórias educativas dos técnicos em saúde no CVSP/Opas
  • 05/04/2024 - O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação. “A saúde e o bem-estar são aspectos centrais de uma vida plena e não devem ser considerados um privilégio, mas sim a base sobre a qual a sociedade se desenvolve, cresce e prospera”, disse o diretor da Opas.
  • 25/03/2024 - Às vésperas do Dia Mundial da Tuberculose, que ocorre em 24 de março, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) faz um apelo para intensificar a luta contra esta doença evitável e curável. A tuberculose ou TB é a principal causa de morte por um único agente infeccioso em todo o mundo, superada apenas pela Covid-19. “É hora de redobrarmos nossos esforços e trabalharmos para um futuro em que a tuberculose não seja mais uma ameaça à saúde pública”, disse Jarbas Barbosa, diretor da Opas. “Os países das Américas comprometeram-se com a eliminação da TB e temos novas tecnologias e estratégias que nos aproximam de tornar esta visão uma realidade”.
  • 07/03/2024 - Novos compromissos nacionais, políticos e programáticos, além de quase 600 milhões de dólares em novos financiamentos, no primeiro fórum global da história, oferecem a oportunidade de salvar milhares de vidas até 2030. Governos, doadores, grandes instituições multilaterais e outros anunciaram hoje e reafirmaram novos e importantes compromissos políticos, programáticos e financeiros, incluindo quase 600 milhões de dólares em novos financiamentos, para eliminar o cancro do colo do útero. Se as expectativas de expansão da cobertura vacinal e de reforço dos programas de rastreio e tratamento forem plenamente satisfeitas, o mundo poderá eliminar o cancro pela primeira vez.
  • 19/02/2024 - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) convocou países das Américas para uma reunião em Genebra, na Suíça, para discutir o progresso das negociações sobre um possível futuro acordo global sobre pandemia. O objetivo da reunião de dois dias, que terminou na sexta (16/02), foi analisar os principais componentes do documento preliminar a ser apresentado em maio para aprovação pela Assembleia Mundial da Saúde (AMS).

Páginas