Você está aqui

Publicado em: 07/07/2023

Mulheres e meninas sofrem o peso da crise de água e saneamento, segundo novo relatório da Unicef e da OMS

imprimirimprimir 
  • Facebook
OMS

Globalmente, as mulheres são mais propensas a buscar água para as famílias, uma probabilidade que dobra para as meninas, que passam mais tempo a cada dia envolvidas nessa tarefa do que os meninos, de acordo com um novo relatório divulgado hoje pelo Unicef e pela OMS.

Na publicação "Progresso sobre água potável, saneamento e higiene doméstica (WASH) 2000-2022 : Foco especial em questões de gênero" (Progress on household drinking-water, sanitation and hygiene 2000-2022:  Special focus on gender), que inclui a primeira análise aprofundada das desigualdades de gênero em relação a WASH, também observa que mulheres e meninas são mais propensos a se sentirem inseguros ao usar um banheiro fora de casa e que acusam mais intensamente os efeitos da falta de higiene.

“Cada passo que as meninas dão para buscar água é um passo além da educação, diversão e segurança”, disse Cecilia Sharp, Diretora dos Departamentos de Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Clima, Meio Ambiente, Energia e Redução de Risco de Desastres (CEED). na Unicef. “Água imprópria, banheiros e lavagem das mãos em casa impedem que as meninas atinjam seu potencial, comprometem seu bem-estar e perpetuam os ciclos de pobreza. Responder às necessidades das meninas no estabelecimento e implementação de programas de água, saneamento e higiene é essencial para o acesso universal à água e saneamento e para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento”.

Segundo o relatório, globalmente 1,8 bilhão de pessoas vivem em casas sem água corrente. As mulheres e meninas com mais de 15 anos são as principais responsáveis ​​pela coleta de água em 7 em cada 10 domicílios, em comparação com 3 em cada 10 domicílios no caso dos homens. As raparigas com menos de 15 anos (7%) também têm maior probabilidade do que os rapazes com menos de 15 anos (4%) de ir buscar água. En la mayoría de casos, las mujeres y las niñas recorren trayectos largos en busca del agua, lo que les impide dedicar ese tiempo a la educación, el trabajo o el ocio, además del riesgo que corren de sufrir daños corporales y enfrentarse a otros peligros no caminho.

O relatório também revela que mais de 500 milhões de pessoas ainda compartilham instalações sanitárias com outras famílias, comprometendo a privacidade, dignidade e segurança de mulheres e meninas. Por exemplo, pesquisas recentes realizadas em 22 países mostram que em domicílios com banheiros compartilhados, mulheres e meninas têm mais probabilidade do que homens e meninos de se sentirem inseguras andando sozinhas à noite e de sofrerem assédio sexual e outros riscos para sua segurança.

Além disso, quando os serviços WASH são inadequados, aumentam os riscos para a saúde das mulheres e raparigas, limitando a sua capacidade de gerir os seus períodos menstruais de forma segura e privada. Nos 51 países para os quais há dados disponíveis, é mais provável que mulheres e meninas adolescentes das famílias mais pobres e com deficiência não tenham um local privado para se lavar e trocar de roupa.

“Os dados mais recentes da OMS mostram a dura realidade: todos os anos 1,4 milhão de pessoas morrem por falta de água, saneamento e higiene adequados”, disse a Dra. María Neira, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudança Climática e Saúde da OMS. “Mulheres e meninas não apenas enfrentam doenças infecciosas devido à falta de água, saneamento e higiene, como diarreia ou infecções respiratórias agudas; eles também correm riscos adicionais à saúde porque são vulneráveis ​​a assédio, violência e ferimentos quando precisam sair de casa para carregar água ou simplesmente para usar o banheiro”.

As conclusões revelam ainda que a falta de acesso à higiene também afeta de forma mais aguda as mulheres e raparigas. Em muitos países, as mulheres e meninas são as principais responsáveis ​​pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com os outros – elas estão, por exemplo, limpando, preparando comida e cuidando dos doentes – o que pode expô-las a doenças e outros riscos à saúde se não o fizerem. t se proteger lavando as mãos. O tempo extra que gastam em tarefas domésticas também pode limitar suas chances de concluir o ensino médio e encontrar um emprego.

Atualmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas – uma em cada quatro – ainda não têm acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança em casa e 3,4 bilhões de pessoas – duas em cada cinco – não têm acesso a serviços de saneamento gerenciados com segurança. Cerca de 2 bilhões de pessoas – uma em cada quatro – não podem lavar as mãos com água e sabão em casa.

O relatório indica algum progresso no sentido de alcançar o acesso universal aos serviços de WASH. Entre 2015 e 2022, o acesso domiciliar a serviços de água potável administrados com segurança aumentou de 69% para 73%; o acesso a serviços de saneamento administrados com segurança aumentou de 49% para 57%; e os serviços básicos de higiene aumentaram de 67% para 75%.

No entanto, atingir a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acesso universal a serviços de água potável, saneamento e higiene básica administrados com segurança até 2030 exigirá um aumento de seis vezes nas taxas atuais de progresso em serviços de acesso a água potável administrados com segurança. , multiplicando por cinco o acesso aos serviços de saneamento geridos sem riscos e multiplicando por três o acesso aos serviços básicos de higiene.

Mais esforços são necessários para garantir que o progresso de WASH contribua para a igualdade de gênero, bem como a integração de considerações de gênero nos programas e políticas de WASH e a coleta e análise de dados desagregados, a fim de orientar intervenções direcionadas que atendam às necessidades específicas de mulheres e meninas e outros grupos vulneráveis.