Você está aqui

Publicado em: 24/09/2018

Opas e Sespas promoverão a divulgação de pesquisas sobre sistemas e serviços de saúde nas Américas

imprimirimprimir 
  • Facebook

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sociedade Espanhola de Saúde Pública e Administração em Saúde (Sespas) estabeleceram um acordo para promover conjuntamente a divulgação da pesquisa científica sobre sistemas e serviços de saúde nas Américas.

Ambas as organizações se comprometeram a trabalhar na melhoria da qualidade e disponibilidade dessas pesquisas. O acordo de cooperação assinado pela Diretora Adjunta da Opas, Isabella Danel, e do Presidente da SESPAS, Dr. Joan Ramon Villalbí Hereter ,em 5 de setembro. O acordo tambémquar aproximar o público de língua espanhola na América Latina, Caribe e Espanha da pesquisa de qualidade, a fim de promover um maior conhecimento sobre a pesquisa no campo dos sistemas e serviços de saúde. A Gaceta Sanitária é a publicação científica oficial do Sespas, que focará sua cooperação com a Opas.

Dessa forma, o acordo pretende ampliar o uso de evidências científicas em sistemas e serviços de saúde, a transferência de conhecimento e as contribuições de disciplinas e áreas de conhecimento que contribuem para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas.

A Gaceta Sanitaria apoiará atividades de cooperação e publicará notas de campo, editoriais e outras seções da Opas, entre outros pontos. Por sua vez, a Opasapoiará a Gazeta Sanitária com a participação de profissionais e técnicos em atividades acordadas, para citar um exemplo. O acordo será válido por quatro anos.

A Opas trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de sua população. Fundada em 1902, é a mais antiga organização internacional de saúde pública do mundo. Atua como escritório regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é a agência de saúde especializada do sistema interamericano.

A Sociedade Espanhola de Administração de Saúde Pública e Saúde (Sespas) tem como missão contribuir para a melhoria dos serviços de saúde e saúde para a população da Espanha, com uma clara vocação para a ação social e de saúde. Atua na promoção do conhecimento científico e no desenvolvimento profissional da saúde pública; a criação de fóruns de encontro e intercâmbio entre as diferentes áreas e perspectivas que compõem a moderna saúde pública; e defesa de problemas sociais e de saúde, tanto para grupos vulneráveis ​​que acumulam desvantagens sociais e de saúde, como para problemas e riscos de saúde particularmente importantes.

A Gaceta Sanitaria é uma publicação científica internacional com 31 anos de história e é atualmente a revista em espanhol com maior impacto no campo da saúde pública. A revista representa um poderoso instrumento de divulgação e comunicação científica entre os profissionais de saúde pública e a administração da saúde, que busca divulgar as melhores pesquisas em seu campo de atuação. Contribui como um fórum específico para discussão de questões relevantes para a saúde pública e políticas de saúde. Também incentiva a reflexão sobre os modelos atuais de prática, organização da saúde pública e seus serviços; e contribui para o conhecimento dos profissionais sobre problemas de saúde pública e suas soluções.