OPS/OEA distribui bolsas de estudo para estrangeiros no Brasil
Estudantes que buscam realizar estudos avançados em saúde e em investigação em saúde podem se apresentar para obter bolsas de estudo no Brasil, graças a um acordo firmado no começo deste ano entre a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Organização de Estados Americanos (OEA). O período para se inscrever vai até 6 de agosto. As bolsas são para nível de mestrado e doutorado nas áreas relacionadas com a saúde em universidades do Brasil. Quem deseja a de mestre deve ter título universitário ou seu equivalente antes de se inscrever. Da mesma maneira, que aquelas pessoas interessadas em doutorado devem ter um título de mestre ou seu equivalente antes de se candidatar.
As novas bolsas estão dirigidas aos profissionais que buscam utilizar a investigação em saúde para avançar nos temas de saúde pública nas Américas. Elas cobrem os custos da matrícula, assim como subsídios para as despesas gerais.
Este programa de bolsas no Brasil será uma ferramenta para avançar na Política para a Investigação em Saúde da OPS (CD49/10), aprovada pelos Estados Membros de 2009. A OPS trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de sua população. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como a oficina internacional em saúde do sistema interamericano.
A OEA, através de seu Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego, apoia os Estados Membros da OEA em criar políticas e executar programas que promovam o desenvolvimento humano em todos os níveis educacionais.