Você está aqui

Publicado em: 29/01/2015

Panorama Social 2014 da CEPAL apresenta nova metodologia para avaliar a pobreza na América Latina

imprimirimprimir 
  • Facebook
Isags

Um dia após a apresentação do Panorama Social 2014 da CEPAL - documento elaborado anualmente pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe – oISAGS recebeu a Oficial da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão, Ana Sojo. A visita faz parte da semana presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Sociais da Saúde, o primeiro organizado pelo ISAGS.

Sojo disse que a grande novidade do panorama deste ano foi a análise da pobreza a partir de uma perspectiva multidimensional. Em vez de medir os níveis de pobreza apenas por índices relacionados à renda, foram considerados aspectos monetários e não monetários de bem-estar, além de privação do emprego, proteção social e insucesso escolar.

A aplicação de novos enfoques na abordagem de dados dos países ajuda a fortalecer a ideia de que, além dos progressos da última década, a pobreza persiste como um fenômeno estrutural que caracteriza a sociedade latino-americana. A desigualdade na América Latina diminuiu mas a região continua a ser desigual enfatizou Ana Sojo.

A representante da CEPAL também falou da importância de levar em conta os determinantes sociais de saúde na evolução das políticas na América Latina. Se não houver interação entre as diferentes áreas, perde-se a oportunidade de criar círculos virtuosos nas políticas públicas de saúde, destacou.