Você está aqui

Revista RETS nº 1

Os trabalhadores técnicos representam uma parcela significativa da força de trabalho dos sistemas de saúde, sendo sua qualificação uma dimensão fundamental das políticas públicas que visam atender às necessidades de saúde de suas populações.

Para sistematizar e socializar conhecimentos que subsidiem a elaboração de políticas de cooperação internacional, propiciando a discussão e o compartilhamento de experiências e demandas relativas à formação de trabalhadores técnicos em saúde, foi criada a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

A idéia da RETS surgiu em 1996, a partir de duas reuniões promovidas pelo Programa de Recursos Humanos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS). Nos seus cinco primeiros anos de funcionamento, englobava apenas países da região das Américas, tendo a Escola de Saúde Pública da Costa Rica como secretaria executiva. Reativada por iniciativa da OPS em 2005, a Rede teve sua secretaria executiva transferida para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, e Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde. Nessa nova fase, a RETS assumiu o desafio de ampliar sua área geográfica de atuação incorporando todos os países que identificassem necessidades de cooperação.

O lançamento desta publicação, identificada coletivamente como uma das principais estratégias de articulação da Rede, busca potencializar a produção e divulgação de informações e conhecimentos, ao abordar questões importantes para os desafios de um tipo de formação que reconhece a complexidade do trabalho do técnico em saúde e que está  voltada para a qualidade da atenção à saúde das populações.

Nesta edição, publicada já nas versões português, espanhol, e inglês, damos destaque à discussão dos determinantes sociais da saúde, que foram objeto de um recente estudo da OMS. Além disso, falamos sobre as diferentes concepções de cooperação técnica, narramos a experiência da Revista Médica de Moçambique e apresentamos um resumo do relatório sobre a Atenção Primária à Saúde. Na seção de entrevistas, Khaled Bessaoud fala sobre os desafios da formação dos trabalhadores na África.

Isso sem contar com as notícias sobre as instituições que compõem a RETS.

Boa leitura!

Ano: 

  • 2009

Arquivo: