Você está aqui

Revista RETS 19

Caro leitor,

Finalmente estamos de volta depois de um longo período de afastamento. Para aqueles que sentiram falta da revista, nossas sinceras desculpas. Infelizmente, o excesso de compromissos e alguns imprevistos, acabaram afetando nosso trabalho e dividindo nossas atenções. Agora, com o novo website em pleno funcionamento, o fluxo de trabalho reorganizado e uma equipe ampliada, começamos arecuperar o tempo perdido.

Nesta edição, o destaque vai para a 1ª Reunião extraordinária da RETS-CPLP, realizada em Lisboa, Portugal, no mês de abril. A reunião, que refletiu um importante avanço na consolidação da Rede criada em 2009, também trouxe um impasse: como levar adiante as ações previstas sem os devidos recursos financeiros?

A revista também traz uma matéria sobre a Reforma Sanitária em curso no Peru e mostra que, apesar de enfrentar muitas críticas internas e muitos questionamentos de algumas parcelas da sociedade, o processo vai seguindo adiante, com a promessa de trazer mais saúde para a população.   

No que diz respeito à formação dos técnicos em saúde, retomamos com a terceira parte da série sobre o papel do currículo na construção de saberes e de identidades profissionais, trazendo, entre outras coisas, uma breve visão das teorias pós-críticas do currículo.

Nas Notícias da Rede, apresentamos os dois últimos membros: a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e a Direção de Desenvolvimento Humano em Saúde da Província do Chaco, na Argentina. Além disso, ressaltamos, com muita expectativa, a iniciativa da Escola de Tecnologias em Saúde da Universidade da Costa Rica (ETS/UCR), primeira sede da Secretaria Executiva da RETS, de promover um processo de fortalecimento da Rede na região da América Central e Caribe.

Por fim, uma pequena matéria, escrita com a colaboração da jornalista Yesmin Tibocha Patiño, do SENA (Colômbia), sobre um curso itinerante de prevenção e primeiros socorros nos acidentes com minas terrestres, uma grande preocupação das autoridades de saúde em algumas regiões do país.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2014

Arquivo: